Banda sinfônica de Cubatão estreia ‘música no parque’ com repertório brasileiro

Apresentações acontecem neste mês de março, aos finais de semana, sempre às 16h, no Novo Anilinas

0
695
SB post

Em uma tarde agradável, a Banda Sinfônica de Cubatão recheou o Vão Cultural do Parque Novo Anilinas no último domingo (4). Foi a estreia do projeto “Música no Parque”, que leva as criações dos Grupos Artísticos de Cubatão à comunidade em um espaço de ampla circulação. A Banda Sinfônica é um dos Corpos Estáveis da Secretaria Municipal de Cultura.

A apresentação contou com composições de grandes nomes da música brasileira como Ernesto Nazareth e sua “Odeon”, um tango brasileiro do século passado; “Copacabana”, de Braguinha e Alberto da Vinha; “Nêga”, de Afonso Teixeira. “Fantasia Asa Branca”, composição do maestro Roberto Farias, levantou a platéia presente. A apresentação se encerrou com “Suíte Pernambucana de Bolso” e “Suíte Nordestina”, de Mestre Duda, e “Mourão”, de Guerra Peixe, com movimentos musicais de muita energia.

“Muito importante a realização de concertos como esse, especialmente com um repertório que nos remete tanto ao Nordeste. Minha família é do Ceará e me transportei, sim, para as terras de meu pai, por meio dessa viagem musical”, afirmou Ivanir de Souza, professora aposentada.

Rodrigo Vitta, regente titular da Sinfônica, destaca que esse concerto faz parte da “Série Brasilidade” da Banda, que tem por objetivo difundir as obras de compositores brasileiros na música clássica. “O resultado no palco é muito animador”, completou o maestro.

Música no Parque – Roberto Farias, coordenador geral dos Grupos Artísticos de Cubatão e idealizador do programa “Música no Parque”, afirma que a atividade tem por objetivo fortalecer o vínculo dos grupos cubatenses com o público, que sempre tem prestigiado as apresentações. “Os espetáculos tiveram início de maneira tímida. Mas, no decorrer de cada temporada, percebemos que as pessoas comparecem todo domingo porque têm certeza de que encontrarão uma linda apresentação ali”, disse.

Os concertos continuam neste mês: no próximo sábado, 10/3, é a vez do Grupo Rinascita de Música Antiga levar seu talento ao Novo Anilinas, com direção artística de Fabrício Leite; no domingo, 11/3, Banda Marcial e seu Corpo Coreográfico trazem um repertório inédito com regência de Alexandre Felipe Gomes e coreografias de Alessandra Palucci. Haverá, ainda, participação do Coral Raízes da Serra da Terceira Idade, comandado por Sandra Diogo. No dia 17/3, Coral Zanzalá e Cia de Dança de Cubatão apresentam novo espetáculo dentro do “Música no Parque”. Todas as apresentações acontecem às 16 horas, com entrada gratuita.

Texto: Morgana Monteiro – Mtb 29.202

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome