Município e comunidade discutem o transporte público em Cubatão

0
560
SB post

Com participação efetiva da população, que pôde interagir com as autoridades, o transporte coletivo foi debatido na última sexta-feira, 16, em audiência pública realizada no Bloco Cultural.

Frota renovada, ônibus com ar condicionado e wi-fi, além de aplicativo para a população acompanhar o horário dos ônibus, estiveram na pauta da audiência e serão exigidos pela Companhia Municipal de Trânsito de Cubatão (CMT) no processo licitatório.

Os ônibus deverão ter idade média de 5 anos e máxima de 10. Metade da frota deve ter menos de 2 anos.

Atualmente, a frota opera com 50 veículos. Já no novo modelo, este número sobe para 60 (com mais seis de reserva), sendo 29 ônibus básicos, 18 midi-ônibus e 19 microônibus. O prazo de concessão é de 15 anos, podendo ser prorrogado por mais cinco, como previsto na Lei Municipal nº 2515/98.

Segundo o superintendente da CMT, Jefferson Cansou, o objetivo da audiência foi pautar o novo modelo para a concessão de acordo com a opinião dos usuários. ‘É imprescindível buscar esta sinergia para que o transporte esteja em conformidade com os anseios da população, que há muito espera pela excelência no setor’, comenta’.

A audiência contou também com a presença do prefeito Ademário Oliveira, que em sua fala comunicou estarem sendo avaliadas denúncias sobre a formação de empresas para venda de permissões de vans. “Este governo é contra aqueles que tentam criar microssistemas empresariais dentro do contrato, como permissionários de serviços de lotação que compram licenças individuais. Quando a Justiça manda corrigir isso, movimentam motoristas e outros trabalhadores para que protestem, dizendo que o governo não quer o serviço. É uma inversão de valores absurda. Não vou trabalhar com inverdades. Tenho grande respeito pelos permissionários do transporte alternativo, tanto que o edital contempla este serviço”, disse o prefeito.

Para responder os questionamentos da população, participaram da mesa dos trabalhos o superintendente da CMT; o presidente da Comissão Permanente de Transporte e Mobilidade Urbana, vereador Fábio Alves Moreira (Roxinho); o diretor operacional da CMT, Sivanildo Olegário; e o supervisor de transportes da CMT, Uziel Gonçalves.

Recentemente, o Tribunal de Contas julgou irregular o contrato de concessão da atual concessionária, a Translíder, e a licitação para a contratação de nova empresa será em abril próximo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Companhia Municipal de Transito – CMT

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome