Pró-Sangue promove semana em homenagem ao doador

Programação com doces, música e atividades lúdicas começa nesta terça (21) e vai até sábado (25), Dia Nacional do Doador de Sangue

0
326
O doador de sangue ajuda a salvar vidas.
SB post
A Fundação Pró-Sangue, instituição pública ligada à Secretaria de Estado da Saúde, promove a partir desta terça-feira (21) uma semana de atividades para homenagear os doadores de sangue.A Semana do Doador de Sangue 2017, em homenagem ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, vai até o sábado, 25 de novembro, dia em que se comemora a data.

A programação inclui a decoração das unidades coletoras da Fundação Pró-Sangue, com o apoio de empresas de comercialização de flores e de artigos para festas, e de empresas ligadas ao setor de alimentação, entre as quais lanchonetes, padarias e docerias. Elas vão oferecer lanches aos doadores, que esse ano terão um toque sweet com docinhos de diferentes tipos e sabores.

A parte musical fica a cargo dos corais da Fundação Pró-Sangue, da Polícia Militar de São Paulo e da Guarda Civil Metropolitana, além da apresentação da Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Iketa.

Fazem parte ainda da programação, atividades lúdicas e musicais para entreter os doadores, como projetos de leitura, troca e doação de livros, apresentação de mágicos, covers de Elvis Presley e dos Beatles, e uma dupla sertaneja.

Conheça os requisitos para doação de sangue:

– Estar em boas condições de saúde.
– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
– Pesar no mínimo 50kg.
– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
– Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Saiba onde estão os postos de coleta no Estado de São Paulo

Impedimentos temporários
– Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.
– Gravidez.
– 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
– Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
– Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
– Tatuagem nos últimos 12 meses.
– Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.
– Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses Estados deve aguardar 12 meses.

Impedimentos definitivos
– Hepatite após os 11 anos de idade (*).
– Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
– Uso de drogas ilícitas injetáveis.
– Malária.

* Hepatite após o 11º aniversário: recusa definitiva; Hepatite B ou C após ou antes dos 10 anos: recusa definitiva; Hepatite por medicamento: apto após a cura e avaliado clinicamente; Hepatite viral (A): após os 11 anos de idade, se trouxer o exame do diagnóstico da doença, será avaliado pelo médico da triagem.

Intervalos para doação
– Homens: 60 dias (máximo de 4 doações nos últimos 12 meses).
– Mulheres: 90 dias (máximo de 3 doações nos últimos 12 meses).

Veja mais informações sobre doação de sangue no site da Fundação Pró-Sangue.

SERVIÇO
Semana do Doador de Sangue 2007
De 21 a 25/11, terça a sábado
Acesse aqui os locais e detalhes da programação

 

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome