O prefeito de Guarulhos, Guti, recebeu nesta sexta-feira, dia 22, as chaves de um veículo zero quilômetro (Citroen Air Cross) e um kit de equipagem (mobiliário, TV, computadores e mobiliário) para o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI), doados ao município pelo Fundo Nacional do Idoso, por meio do Conselho Nacional da Pessoa Idosa (CNDPI). A entrega, que ocorreu no Centro de Convivência do Idoso Santa Mena, foi feita pela secretária de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, do Ministério dos Direitos Humanos, Maria Socorro Medeiros de Morais, acompanhada pelo vice-presidente do CNDPI, Amin Aur, membros do Legislativo Federal e Municipal, entre outras autoridades.
O prefeito Guti agradeceu o kit de equipagem, destacando a importância do idoso na sociedade. “Com mais recursos conseguimos atender melhor nossos idosos. Agradeço o cuidado e a sensibilidade de todas as autoridades com a cidade. O país precisa de pessoas do bem e que trabalhem em conjunto, em parceria. Nossos idosos nos ensinam, cuidam da gente e nos fazem seres humanos melhores”, afirmou o prefeito.
Já a secretária de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, lembrou do papel da secretaria como fomentadora de políticas para os idosos. “Nosso papel é promover a integração das políticas públicas promovendo diálogos interssetoriais com todos os Ministérios, além de alcançar a pessoa idosa por meio dos Conselhos. O Brasil vive um momento do aumento da expectativa de vida, e em breve seremos um país de pessoas idosas”, disse Maria do Socorro.
O momento histórico da data foi abordado pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, João Batista Nunes. “Hoje estou igual a uma criança que ganhou um doce: feliz. Porque isto é uma conquista para a cidade de Guarulhos. Este kit é a primeira base para estruturar e poder trabalhar melhor o Conselho, que é a ferramenta para a elaboração de políticas públicas para os idosos de nossa cidade”, declarou João Batista.
Para o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Alex Viterale, o kit de equipagem será de suma importância para o cumprimento das políticas públicas que fazem parte do plano de governo. “O Governo está preocupado com os idosos e também com as crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade social”, disse o gestor.
A solenidade contou ainda com a presença da secretária-adjunta de Desenvolvimento e Assistência Social, Claudia Papotto, coordenadora de Políticas para Idosos da Prefeitura de São Paulo, Sandra Gomes, subsecretário de Políticas o Idoso, Walid Shuqair, ex-presidente da Câmara Municipal, Milton Mesquita, além de diversos gestores da Prefeitura.
Kit de equipagem
A equipagem pretende assegurar as condições mínimas necessárias para fomentar a atuação do Conselho do Idoso, fortalecendo-o e propiciando maior capilaridade e alcance das políticas públicas às pessoas idosas. O kit de equipagem é composto pelo veículo Citroen Air Cross, três mesas/estações de trabalho, mesa de reunião, bebedouro elétrico, TV led de 50 polegadas para apresentações e videoconferências, armário para escritório, cadeiras para espera (duas longarinas com três lugares), copiadora multifuncional e três computadores com webcams.
De acordo com informações da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, menos de 50% dos municípios brasileiros constituíram um Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e muitos funcionam de forma precária por falta de infraestrutura, sem condições de acompanhar o volume de denúncias de violações de direitos recebidas.
Imagem: Fabio Nunes Teixeira/PMG