Usar cinto de segurança no banco traseiro tem de virar hábito, diz especialista em traumas

O especialista diz que o Brasil tem um dos maiores índices de utilização do cinto de segurança dianteiro, mas é necessário adotar o hábito para o banco traseiro “Também seria fundamental que todos os ônibus e vans tivessem cintos para os passageiros sentados

0
608
Cinto de segurança
SB post

Somente sete em cada 100 passageiros usam o cinto de segurança no banco traseiro do carro, aponta levantamento da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego.

Melo acrescenta que estes passageiros também podem se chocar contra os ocupantes dos bancos dianteiros, multiplicando as sequelas dos acidentes. “Todos os ocupantes dos veículos devem usar sempre cinto de segurança, mesmo em trajetos curtos.”

O especialista, que é diretor-adjunto de Recursos Próprios da Unimed Caruaru, lembra que o Brasil tem um dos maiores índices de utilização do cinto de segurança dianteiro. Mas há que adotar esta medida de segurança também nos bancos traseiros.

“Verifique sempre todos os cintos do carro, para que estejam prontos para serem usados. E exija que todos os passageiros os utilizem”, recomenda Melo aos condutores de veículos particulares, taxistas, motoristas de veículos solicitados por aplicativos etc.

Também seria fundamental que todos os ônibus e vans tivessem cintos para os passageiros sentados, e que isso fosse fiscalizado com rigor. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que, além dos condutores, todos os passageiros têm de usar cinto de segurança, exceto nos ônibus de linhas urbanas que permitem o transporte de pessoas em pé.

“Nada impediria que, para os passageiros sentados, o cinto também fosse obrigatório, em nome da segurança veicular.”

INFORMAÇÕES DE CONTATO
  • Nome: Marcos Camargo
  • Email: marcos@camargocomm.com

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome