Como manter o equilíbrio emocional no ambiente de trabalho

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Como manter o equilíbrio emocional no ambiente de trabalho
SB post

Em um mundo tão competitivo, manter o equilíbrio emocional no ambiente de trabalho é crucial para o sucesso profissional e pessoal.

As pressões do dia a dia, prazos apertados, conflitos interpessoais e a constante busca por resultados podem afetar negativamente o bem estar emocional e, consequentemente, sua imagem profissional.

Segundo recente pesquisa realizada, 56% dos profissionais brasileiros nunca contaram com apoio psicológico ou psiquiátrico.

Entre os 44% que já se consultaram com especialistas, 22% o fizeram no último ano, 5% nos últimos 24 meses, 4% recorreram à ajuda nos últimos 36 meses e 13% há mais de três anos.

Além disso, outra pesquisa aponta que 86% dos funcionários mudariam de emprego por saúde mental.

De acordo com o estudo, 61% não se sentem satisfeitos ou felizes no trabalho, e a maioria (76%) já conheceu alguém que precisou se afastar das atividades de trabalho por razões psicológicas.

Saúde mental no trabalho

Mas por que a saúde mental e o equilíbrio emocional se tornaram um tema tão debatido no ambiente de trabalho e por que é tão fundamental?

  • Equilíbrio é fundamental: Encontrar um equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal é essencial para o bem-estar emocional e profissional.
  • Sua saúde mental é importante: Priorize sua saúde mental e procure ajuda profissional se necessário.
  • Uma boa imagem profissional: Uma imagem profissional positiva contribui para o seu sucesso e abre portas para novas oportunidades.

Home Office e a saúde mental

Com a pandemia, muitas empresas precisaram se adaptar ao trabalho remoto, sistema no qual o indivíduo exerce suas funções em casa de maneira virtual, evitando o contágio pelo Covid-19.

Quando se fala de equilíbrio emocional no ambiente de trabalho, o chamado home office se mostrou muito eficaz tanto para o empregador, quanto para o empregado.

Em recente estudo, 73,3% das empresas mantiveram ou pretendem manter o sistema. Sendo assim, algumas das dificuldades impostas pelo trabalho remoto precisam ser solucionadas, como:

  • Engajamento da equipe;
  • Separação da rotina profissional e pessoal;
  • Gestão clara de tempo.

Para lidar com essas situações e manter a saúde mental em dia, é fundamental desenvolver algumas estratégias, confira a seguir!

Dicas para manter o equilíbrio emocional no ambiente de trabalho

1. Autoconhecimento:

  • Identifique seus gatilhos: Preste atenção às situações que te causam mais estresse e tente entender as causas por trás delas.
  • Reconheça suas emoções: Aprenda a identificar como você se sente em cada momento e como isso impacta seu comportamento.
  • Pratique a auto aceitação: Aceite que você não é perfeito e que todos passam por momentos difíceis.

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2. Cuidado com o corpo e mente:

  • Priorize o sono: Dormir de 7 a 8 horas por noite é essencial para a saúde física e mental.
  • Alimente-se de forma saudável: Uma dieta balanceada fornece os nutrientes que o corpo precisa para funcionar de forma adequada.
  • Pratique atividades físicas: Os exercícios físicos ajudam a reduzir o estresse e a melhorar o humor.
  • Reserve tempo para relaxar: Dedique alguns minutos por dia para atividades que te tragam paz e tranquilidade, como meditação, yoga ou leitura.

3. Técnicas de gerenciamento de estresse:

Técnicas de gerenciamento de estresse

  • Respiração consciente: Pratique exercícios de respiração profunda para acalmar a mente e o corpo.
  • Técnicas de relaxamento: Experimente técnicas como yoga ou meditação para reduzir o estresse.
  • Delegue tarefas: Não tente carregar o mundo nas costas. Aprenda a delegar tarefas e distribuir responsabilidades.
  • Faça pausas regulares: Levante-se da sua mesa a cada hora e faça algo que te traga prazer, como conversar com um colega ou dar uma volta no escritório.

4. Comunicação assertiva:

  • Seja claro e objetivo na sua comunicação: Expresse suas ideias e necessidades de forma clara e direta.
  • Saiba dizer “não”: É importante saber impor limites e dizer “não” quando necessário.
  • Pratique a escuta ativa: Ouça atentamente o que os outros estão dizendo e tente entender o ponto de vista deles.

O modelo de trabalho remoto já se tornou realidade para muitos brasileiros, mas apesar disso estes trabalhadores também andam enfrentando problemas em manter oequilíbrio emocional.

Uma pesquisa divulgada em 2022, revela que 85% das 170 empresas consultadas afirmam adotar o modelo de home office definitivamente em suas operações.

Diante da evolução tecnológica, era evidente que essa adaptação seria necessária, e a pandemia do Covid-19 acelerou o processo que avançava em diversos contextos, chegando aos mais diversos setores e realidades.

E o mais preocupante de tudo, pode contribuir para o agravamento da falta de equilíbrio emocional no ambiente de trabalho, seja ele dentro ou fora do mundo virtual.

Melhorando sua Imagem Profissional

Melhorando sua Imagem Profissional

Agora iremos pontuar algumas questões fundamentais quando falamos de equilíbrio emocional no ambiente de trabalho.

Aqui estão algumas ferramentas e estratégias práticas que irão te ajudar a alcançar um estado de equilíbrio emocional em qualquer ambiente de trabalho:

  • Profissionalismo: Mantenha uma postura profissional, seja pontual, cumpra prazos e demonstre comprometimento com seus colegas e superiores.
  • Comunicação eficaz: Comunique-se de forma clara, concisa e respeitosa, tanto verbalmente quanto por escrito.
  • Trabalho em equipe: Colabore com seus colegas, seja proativo e demonstre disposição para ajudar.
  • Aprendizado contínuo: Busque se atualizar sobre as últimas tendências e tecnologias em sua área.
  • Atitude positiva: Mantenha uma atitude positiva e proativa, demonstrando entusiasmo e interesse pelo seu trabalho.

Em resumo, ao investir em seu bem estar emocional e desenvolver uma imagem profissional positiva, você estará mais preparado/a para enfrentar os desafios do dia a dia no trabalho e alcançar seus objetivos de carreira.

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