Iniciada no mar instalação da estrutura para conter ressacas na Ponta da Praia, em Santos

0
541
SB post

O trabalho no mar para a implantação do projeto piloto da Ponta da Praia foi intenso na segunda-feira (12). Durante toda a tarde, cinco mergulhadores e equipe de apoio em duas embarcações atuaram para a instalação do primeiro tapete da obra. Essa estrutura de 25 por 12 metros ficará embaixo do primeiro bag, que deve ser instalado na terça-feira (13).
O tapete foi esticado na areia no trecho entre o canal 6 e o Aquário e depois puxado com o auxílio de um barco até a altura da Rua Afonso Celso de Paula Lima, local onde será instalada uma das partes da estrutura submersa em formato de “L”.
O tapete ficará preso nas estacas que foram fixadas no local. Na borda do tapete estão costurados os minibags, que serão preenchidos com areia para garantir estabilidade. Sobre este tapete será instalada a primeira bolsa, que depois de enchida pesará cerca de 300 toneladas. No total, serão usados mais de 500 metros de tapete que servirão de base para os 49 bags previstos na obra.
A areia para encher os bags e os minibags será levada por uma linha de tubos que já está no mar. Uma draga fará o trabalho de bombear o resíduo. Serão usados 7 mil metros cúbicos de areia na obra.
A estimativa da Prefeitura é concluir o trabalho na primeira quinzena de março. O projeto piloto da Ponta da Praia é embasado em nota técnica desenvolvida pelos professores Tiago Zenker Gireli e Patrícia Dalsoglio Garcia, da Unicamp. A barreira submersa servirá para minimizar os efeitos das ressacas e a erosão.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome