Grupo da Terceira Idade de Guarulhos comemora 30 anos

0
552
SB post

Cerca de 300 pessoas participaram na tarde de quarta-feira, dia 21, da celebração do 30º aniversário do Grupo da Terceira Idade de Guarulhos, no Centro de Convivência do Idoso (CCI) Santa Mena. Idealizado pela missionária evangélica Ampélia Grotkowsky em 1988, o grupo deu origem, oito anos depois ao CCI, que passou a ter espaço próprio na avenida Salgado Filho. Apresentações do Coral Vida Nova, da Banda Música do Silêncio e do cantor Cowboy Félix marcaram a programação que incluiu ainda sorteio de brindes e um chá dançante.

A sociedade precisa olhar mais para a terceira idade, de acordo com Grotkowsky. “O Brasil está ficando velho e precisa de programas mais concretos para a terceira idade. Temos que nos mexer. O idoso carece de atenção e principalmente de carinho”, afirmou a missionária que declamou uma poesia sobre o papel da mulher na sociedade, em alusão ao mês das mulheres.

O secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Alex Viterale, abordou o significado da celebração. “Este evento visa, além de mostrar a relevância dos 30 anos do Grupo da Melhor Idade, a importância do envelhecimento saudável, através da convivência e fortalecimento de vínculos sociais e familiares”, disse o secretário, revelando ter sido criado pela avó e, portanto, sua admiração pelo segmento da terceira idade.

A importância das atividades desenvolvidas no CCI foi destacada pela diretora de Assistência Social, Patrícia Lins. “Parabenizo a todos aqui, hoje. Os serviços oferecidos pela unidade fazem com que os idosos desenvolvam relações entre eles, fiquem mais ativos, com mais saúde”, afirmou a gestora.

O coordenador do Centro de Convivência do Idoso Santa Mena, Marcos Diniz, ressaltou o bom relacionamento entre os idosos e os funcionários da casa. “Esta relação de carinho entre todos que frequentam o Centro de Convivência do Idoso fazem daqui um espaço acolhedor, uma extensão de nossa casa”, disse.

O Coral Vida Nova, formado por vozes de pessoas acima de 60 anos, faz parte das atividades do Centro de Convivência do Idoso em parceria com o Colégio e Faculdade Eniac. Já a Banda de Música do Silêncio éformada por jovens com deficiência visual intelectual ou auditiva e ouvintes, e faz parte de um projeto de Inclusão Musical do Conservatório Municipal de Guarulhos, criado pelo professor Fábio Bonvenuto.

Centro de Convivência do Idoso

Guarulhos possui duas unidades do Centro de Convivência do Idoso (CCI), as quais oferecem atividades que contribuem no processo de envelhecimento saudável, desenvolvimento da autonomia e de sociabilidade, fortalecimento dos vínculos familiares e de convívio comunitário, e na prevenção de situações de risco social. Disponibilizam inúmeras atividades como baile, bordado, coral, costura, crochê, dança de salão, fotografia, musculação, vários tipos de ginástica, informática, artesanato, pintura em tela e em tecido, entre outras.

A presidente do Conselho Gestor do CCI, Maria de Fátima Françoso, eleita Miss Melhor Idade 2017, é freqüentadora da unidade há três anos. “Este local é muito iluminado, todos interagem uns com os outros. E o acolhimento dos profissionais, psicóloga e assistente social aqui é muito bom, feito com muito carinho. Muitos idosos têm dificuldade em se relacionar com seus familiares e aqui recebem apoio”, afirmou a Miss.

Serviço:

Centro de Convivência do Idoso – Santa Mena

Av. Salgado Filho, 1.732

Centro de Convivência do Idoso – Gopoúva

Avenida Leopoldo Cunha, 85

Imagens: Sidnei Barros/PMG

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome