Drenagem: serviço de limpeza atendeu a mais de 800 solicitações

0
482
SB post

Prioridade no cronograma de serviços de zeladoria do Município, a limpeza de canais e redes de drenagem já atendeu a 839 solicitações de serviço de janeiro a novembro.

O trabalho é desenvolvido para melhorar o escoamento das águas pluviais e evitar pontos de alagamentos. Inclui a limpeza de canais, caixas de sopés nos morros, bocas de lobo, poços de visita e galerias. Desde a segunda quinzena de novembro, equipes se concentram na entrada da Cidade. Entre os dias 27 de novembro e 8 de dezembro, mais de 18 toneladas de resíduos foram removidos do sistema de drenagem das avenida Martins Fontes e Nossa Senhora de Fátima, incluindo a Rua Ana Santos, ponto nevrálgico de alagamentos na região.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Carlos Alberto Tavares Russo, aproximadamente 60% do volume retirado era oriundo de descarte irregular. A colaboração da população é fundamental na questão do descarte correto do lixo. “Essa é a maneira mais eficiente de se contribuir com a limpeza das vias públicas e evitar transtornos quando chove”.

CANAIS

Só nos canais, até novembro, foram retiradas manualmente 278 toneladas de resíduos, incluindo folhagem, papéis, pontas de cigarro, embalagens vazias, pedaços de madeira, entre outros objetos. Das galerias de águas pluviais (poços de visita, ramais e bocas de lobo) foram coletados mais 1.645 toneladas de detritos. Nesse caso, o serviço conta com apoio de hidrojato, que executa lavagem de alta pressão.

MECANIZADO

Já no desassoreamento mecanizado, que conta com auxílio de escavadeira, foram removidas cerca de 2.100 toneladas de sedimentos, incluindo areia, lama, entulhos. “Além do lixo doméstico, já chegamos a retirar dos canais sofás, geladeiras, fogão e até colchão”.

Realizado por cerca de 50 funcionários da Prodesan, o serviço de manutenção do sistema de drenagem é coordenado pela Secretaria de Serviços Públicos (Seserp). Conta com apoio de retroescavadeiras, máquinas de hidrojateamento e caminhões. Os operários cuidam da manutenção de córregos, galerias, caixas nos sopés dos morros, poços de visita, canaletas, ramais de ligação e bocas de lobo.

Foto: Susan Hortas

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome