3 benefícios de manter a saúde bucal

0
656
3 benefícios de manter a saúde bucal
SB post

Realizar uma higienização bucal eficiente, mantendo os dentes e gengivas saudáveis é uma das principais maneiras de se ter uma boa qualidade de vida. 

Cada vez mais, os profissionais da odontologia têm mostrado como a saúde bucal está diretamente relacionada ao bem-estar geral das pessoas. Sendo assim, os hábitos de higiene oral e cuidados diários são uma maneira eficiente de garantir uma boa autoestima.

Além das consultas preventivas uma vez por semestre, outros cuidados podem ser resumidos à escovação três vezes ao dia, uso de um creme dental com flúor em pelo menos duas delas e a utilização do fio dental em todos os dentes diariamente.

Confira algumas dicas sobre os principais benefícios de ter uma boca saudável.

Prevenção de doenças

As principais doenças que podem ser causadas por uma higiene oral deficiente são:

  • Cáries;
  • Gengivite;
  • Periodontite.

Ao realizar uma boa higienização, você impede que os restos alimentares que ficam na boca se transformem em alimento para bactérias que as transformam em ácidos que causam a desmineralização do dente, provocando as cáries.

A cárie é um dos problemas mais comuns entre os brasileiros e a sua grande maioria se dá, de fato, pela má higienização bucal. Em alguns casos, as pessoas só vão à clínica dentária quando a cárie já está em estágio avançado, sendo muitas vezes necessário realizar a extração do dente em questão.

Apesar de atualmente as extrações de dentes serem cada vez mais incomuns devido aos profissionais da odontologia optarem pelo tratamento que, por mais demorado que seja, em algumas situações acaba sendo a única alternativa possível. 

As outras duas doenças são inflamações na gengiva, causadas pela placa bacteriana que se forma nos dentes. Essa placa pode ser removida quase totalmente apenas com a escovação diária, por ser uma película mole. Entretanto, quando ela endurece, transforma-se em tártaro e só pode ser retirada na clínica dentária.

A periodontite é a evolução da gengivite e o seu tratamento ocorre por meio de limpeza profissional nas bolsas que se formam ao redor dos dentes, evitando danificar os ossos que fazem a sustentação dentária. Nos casos avançados, muitas vezes requer tratamento cirúrgico.

Sendo assim, ao manter a higiene bucal em dia, é possível prevenir todas essas doenças que, além de fazer mal ao organismo, também podem causar dores, inchaços e sangramentos.

Estética

Um dos motivos da saúde bucal estar tão em alta atualmente é o reflexo positivo que traz para a estética bucal. 

Um sorriso bonito pode melhorar a qualidade de vida de qualquer pessoa, pois sabemos como influencia diretamente em diversos aspectos, como o pessoal, social e até mesmo o profissional.

Sendo assim, as questões estéticas estão fortemente ligadas também ao bem-estar pessoal. Ao procurar por uma clínica dentária para a realização de procedimentos específicos, como clareamento dentário ou lentes de contato dental, é provável que o dentista responsável auxilie também na importância da higienização oral.

Afinal, esses procedimentos são excelentes para que os seus objetivos sejam atingidos de maneira rápida, mas ainda assim é necessário realizar os cuidados básicos de higiene bucal para que os efeitos sejam prolongados ou até mesmo para evitar que os resultados sejam revertidos.

Mais acessível

Os tratamentos e procedimentos odontológicos podem ser considerados caros e de difícil acesso financeiro para muitas pessoas. Por esse motivo, prevenir acaba saindo mais barato do que ter que arcar com as consequências quando a sua boca não está saudável.

Ninguém quer ser pego desprevenido e, de repente, se ver na situação em que terá que gastar um valor que não estava contando, certo?

Nunca estamos preparados para sentir dor. Entretanto, podemos ser pego muitas vezes por algum problema com o qual não contávamos. Acidentes acontecem e a verdade é que todos estamos sujeitos a eles.

Entretanto, ao considerar todos os cuidados bucais dos quais já estamos familiarizados e colocando-os em prática diariamente, é mais difícil que você seja pego desprevenido com alguma cárie ou alguma outra doença bucal. 

Ainda assim, é importante ir à clínica dentária pelo menos uma vez por semestre, conforme for a especificação do profissional. Por mais que isso seja um gasto a mais, é possível se planejar financeiramente com antecedência para que a consulta seja realizada, como também os tratamentos básicos de limpeza que são fundamentais serem feitos periodicamente, conforme indicação profissional.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome