Segurança para a higienização de reservatórios o que você precisa saber antes contratar esse serviço

0
984
Segurança para a higienização de reservatórios o que você precisa saber antes contratar esse serviço
SB post

A limpeza e manutenção regulares de caixas d’água e reservatórios são essenciais para proteger a qualidade da água armazenada. Entretanto, a limpeza de caixa d’água é um serviço que ocorre em espaço confinado e em altura e, por isso, deve ser executado de modo seguro. Os colaboradores que executam o serviço precisam ser profissionais qualificados e precisam ter treinamento de NR33 e NR35.

Confira o vídeo do treinamento de resgate em espaço confinado e altura da equipe da Microambiental:

Potenciais riscos no processo de higienização de reservatórios e limpeza de caixas d’água

Os perigos potenciais variam, pois os reservatórios são espaços confinados e normalmente em altura (mais de 2 metros). Isso cria desafios devido à falta de fluxo de ar e luz, bem como riscos potenciais para os trabalhadores.

Alguns exemplos:

RISCOS

Químicos:

  • Produto químico asfixiante/ irritante;
  • Intoxicação;
  • Asfixia por gases provenientes da decomposição de matéria orgânica no fundo do reservatório.

Físicos:

  • Umidade

Biológicos:

  • Contaminação microbiológica (Fungos, vírus, parasitas, bactérias, protozoários)

Ergonômicos:

  • Dificuldade de Acesso;
  • Iluminação insuficiente.

Acidentes:

  • Oxigênio (mínimo 19,5%);
  • Objeto em queda;
  • Queda em altura;
  • Escorregões e queda no mesmo nível.

Tabela adaptada: http://cipa.fmrp.usp.br/Html/MapaRisco.htm

Quais treinamentos exigir na contratação de empresa de higienização de reservatórios e limpeza de caixas d’água?

Quais treinamentos exigir na contratação de empresa de higienização de reservatórios e limpeza de caixas d’água?
Time de higienização de reservatórios da Microambiental recebendo treinamento de resgate em espaço confinado.

Abaixo vamos falar de alguns treinamentos e documentos que você precisa considerar na hora de escolher a empresa que presta o serviço de higienização de reservatórios e limpeza de caixas d’água:

  • Atestado de Saúde Ocupacional (ASO): é uma declaração médica que garante que a saúde do operador está de acordo com os riscos a que ele estará exposto em sua atividade.
  • Treinamento de NR35 – Norma regulamentadora para trabalho em altura, aplicável acima de 2 metros. Empresas que apresentam essa certificação possuem medidas de proteção para o trabalho em altura, desde o planejamento, a organização e a execução garantindo a segurança e a saúde dos colaboradores.
  • Treinamento de NR33 – Norma regulamentadora para trabalho em espaço confinado, qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, aplicável a grande parte de reservatórios de maior volume.
  • Verifique se a empresa realiza com regularidade, treinamentos para operações de resgate em espaço confinado.
  • Também é importante a empresa apresentar um programa de proteção respiratória, visando controlar doenças ocupacionais provocadas por inalações de poeiras, fumos, névoas, fumaças, gases e vapores.

Além dos quesitos de segurança é importante optar por uma empresa que seja especializada em controle microbiológico e que tenha um biocida que remova os biofilmes que podem estar presentes nesse ambiente, garantindo uma higienização mais eficaz e a manutenção da qualidade da água ali armazenada.

Segurança operacional:

Na execução do serviço é obrigatório o uso de equipamentos de proteção coletiva como: trava quedas, tripé, maca de resgate, medidor de gases e ar mandado.

Segurança operacional
Colaborador da Microambiental se preparando para realizar uma operação de higienização de reservatório devidamente aparamentado com equipamentos de proteção individual (EPI’s).

Além disso, na hora da higienização o operador deve usar equipamentos de proteção individual (EPI’s) apropriados, tais como: cinturão de segurança e talabarte em Y, máscara contra gasesbotas de borrachaluvasmacacão impermeávelcapacete, entre outros.

Negligenciar a higienização de reservatórios e a limpeza de caixas d’água pode ser prejudicial à segurança, no entanto, realizar a limpeza sem as medidas de segurança corretas pode ser igualmente. Os responsáveis pela manutenção de reservatórios de hospitais, fábricas e condomínios devem optar por especialistas com os devidos treinamentos para mitigar os riscos e obter os melhores resultados para manter suas instalações, funcionários, bem como uma água mais saudável.

A MICROAMBIENTAL POSSUI TECNOLOGIA EXCLUSIVA PARA REMOÇÃO DE BIOFILMES.]

Além de contar com uma equipe treinada e certificada para operações de risco, o serviço de limpeza de reservatórios e caixa d’água da Microambiental é reconhecidamente eficaz, pois utiliza produto e método exclusivos que removem com facilidade as incrustações inorgânicas metálicas e a matriz polimérica extracelular do biofilme. Esse procedimento dispensa o uso do hidrojateamento de alta pressão, esfregões, escovas e buchas, o que torna a operação mais rápida e garante a integridade do revestimento interno do reservatório.

Este texto foi originalmente desenvolvido pela empresa Microambiental.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome