Bruxismo pode acometer até 20% das crianças

A mania involuntária de ranger dos dentes é um mal que atinge 20% das crianças e sua incidência aumenta de acordo com o crescimento infantil

0
558
SB post

O tratamento também pode envolver mais de um tipo de profissional, como odontopediatras, psicólogos, pediatras e fisioterapeutas.

As causas para o aparecimento do bruxismo antes da adolescência podem ser muitas. “O bruxismo apresenta causas multifatoriais, ou seja, estão envolvidos fatores locais (interferência entre os dentes), sistêmicos (respiração bucal ou distúrbios neurológicos), psicológico (estresse, ansiedade, divórcio dos pais, chegada de um irmão, escola nova), ocupacionais e hereditários”, diz Anne Côrrea, dentista da Clínica Sorrir, de Florianópolis (SC).

Segundo a dentista, cada caso deve ser avaliado individualmente para fechar o diagnóstico. Além de causar problemas e deformidades na arcada dentária, como desgaste e amolecimento dos dentes ou ainda problemas ósseos na mandíbula, o bruxismo pode gerar dores de cabeça, zumbido no ouvido e dores musculares.

Os pais percebem algo estranho quando começam a ouvir o ranger dos dentes de seus filhos, principalmente quando a criança está dormindo. Assim que for percebido esse ruído é recomendável procurar um dentista.

“O tratamento também pode envolver mais de um tipo de profissional, como odontopediatras, psicólogos, pediatras e fisioterapeutas, sempre variando de acordo com a causa do problema. Por isso a importância de um diagnóstico preciso”, diz.

Em alguns casos é recomendado o uso de placas de acrílico sobre os dentes, para que evitar o desgaste e aliviar a atividade da musculatura. “Não podemos ignorar o bruxismo infantil, porque crianças que tem esse problema são candidatas a manter esse padrão na vida adulta”, completa.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome