O curso “As relações de ensino e aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais e/ou acentuadas dificuldades de aprendizagem no contexto da escola regular”, desenvolvido durante todo o ano letivo, encerrou a etapa das formações na última semana, mas com a previsão de continuidade para o ano de 2018. Participaram Professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, além de Diretores de Escola e Coordenadores Pedagógicos.
A formação partiu do princípio de que a escola precisa construir os alicerces da democracia, sem rótulos e exclusão, removendo as barreiras que impedem a efetivação dos processos de ensino e aprendizagem. Desta forma, permite-se a participação de todos, visto que cada aluno é único, possui características peculiares de aprendizagem e que devem ser consideradas a todo instante.
De acordo com o pensador Vygotsky, é preciso um olhar prospectivo para o aprender, associando o desenvolvimento humano em sua totalidade, rompendo com o paradigma de uma escola “puramente cognitiva”, que foca no que “falta” no aluno e não em seu potencial. A formação colaborou para a reflexão sobre a importância desse olhar e das ações que colaboram para a efetiva inclusão e sucesso das relações de ensino e aprendizagem.
Os professores destacam a importância de estarem em constante formação, em busca de alternativas para oferecer uma aula de qualidade, que realmente atendam às expectativas de seus alunos. Além disso, sugerem a continuidade do curso com a proposta de aprofundamento dos estudos a respeito dos transtornos e deficiências mais comuns, com sugestões de práticas significativas de ensino e aprendizagem, previstos para próximo ano letivo.
No encontro que marcou o encerramento do curso foi utilizada novamente a estratégia do World Café, um eficiente método de conversação, o qual objetiva promover diálogos construtivos, acessar a inteligência coletiva, além de aumentar a capacidade coletiva de criar e trocar conhecimentos.