Vinte atletas militares brasileiros foram convocados para representar o País no 49º Campeonato Mundial Militar de Natação, do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM, sigla em inglês), que acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias 11 e 17 de dezembro.
A defesa do Brasil na competição será feita por sete nadadores da Marinha, 11, do Exército e dois, da Força Aérea. Catorze deles são atletas olímpicos.
“Nosso programa de atletas militares de alto rendimento é muito forte. Treze das dezenove medalhas obtidas pelo Brasil nos Jogos Olímpicos Rio-2016 foram proporcionadas por atletas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica”, pontuou o diretor do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa, almirante Paulo Zuccaro.
Participação mundial
O 49º Campeonato Mundial Militar de Natação terá mais de 300 militares estrangeiros, entre atletas e comissões técnicas, aberto a 136 países integrantes do CISM. Alemanha, Brasil, Canadá, China, França, Holanda, Índia, Iraque, Luxemburgo, Polônia, Rússia, Sri Lanka, Suécia, Suíça e Ucrânia são presenças confirmadas. As inscrições ainda estão abertas.
Organização
A competição é organizada pelos ministérios da Defesa, por meio do Departamento de Desporto Militar, e do Esporte. As provas serão na nova piscina da Universidade da Força Aérea (Unifa), no bairro Campo dos Afonsos.
Com o campeonato, será impulsionada a experiência dos atletas militares de alto rendimento, com vistas aos VII Jogos Mundiais Militares de Wuhan (China), em 2019, e aos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.
Equipe brasileira convocada:
– Brandonn Pierry Cruz de Almeida (Marinha)
– Daiene Marçal Dias (Marinha)
– Etiene Pires de Medeiros (Marinha)
– Fábio Arikawa Santi (Marinha)
– Gabrielle Gonçalves Roncatto (Marinha)
– João Luiz gomes Júnior (Marinha)
– Luiz Altamir Lopes Melo (Marinha)
– Giovana Tomanik Diamante (Exército)
– Graciele Herrmann (Exército)
– Guilherme Pereira da Costa (Exército)
– Henrique de Souza Martins (Exército)
– Larissa Martins de Oliveira (Exército)
– Leonardo Gomes de Deus (Exército)
– Manuella Duarte Lyrio (Exército)
– Natália de Luccas (Exército)
– Pâmela Alencar de Souza (Exército)
– Pedro Henrique Brasil Cardona (Exército)
– Thiago Teixeira Simon (Exército)
– Gabriel da Silva Santos (Força Aérea)
– Jhennifer Alves da Conceição (Força Aérea)
Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Defesa