Prefeitura de SP credencia mais quatro empresas de compartilhamento de bicicletas

Plano prevê atendimento à população em todas as regiões da cidade, de forma gradativa, a partir deste primeiro semestre

0
481
SB post

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Transportes, credenciou quatro empresas para compartilhamento de bicicletas na cidade. O plano prevê que cada empresa ofereça em torno de 20 mil bicicletas à população em todas as regiões da cidade, de forma gradativa, a partir deste primeiro semestre.

“Com esta iniciativa, estamos  estimulando a população a andar de bicicleta e, assim, colaborando com a cidade, para que ela seja mais ativa, limpa e muito mais saudável”, afirmou o prefeito João Doria.

No primeiro momento, o pagamento será feito via aplicativo de cada empresa, podendo ser por cartão de crédito. Futuramente haverá possibilidade de utilizar o Bilhete Único.

As credenciadas Mobike, Settel, Yellow vão oferecer um novo sistema de compartilhamento, sem estações (conhecido como dockless), no qual o usuário pode estacionar a bicicleta em locais adequados e indicados pelo aplicativo das empresas por meio de georeferência. Será permitido fazer o cadastro em todas as operadoras.

A Trunfo (Bradesco Seguros), que já opera 17 estações de compartilhamento que dão suporte às atuais ciclofaixas de lazer, também se adaptou às novas regras desse serviço.

“São Paulo entra na era da mobilidade. Com estas bicicletas serão realizadas mais de 2 mil viagens por dia. As pessoas poderão usá-las para lazer e o trabalho”, disse o secretário Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda.

A Prefeitura estabeleceu preço máximo de duas passagens de ônibus (atualmente, R$ 8) para cada viagem. Cada empresa pode oferecer vantagens para atrair usuários.

As empresas serão responsáveis por evitar que as bicicletas sejam deixadas em locais que dificultem a mobilidade de pedestres, como calçadas. A Prefeitura prevê sanções como multa para quem descumprir essa regra.

 

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome