CTA de Diadema passa a funcionar no Quarteirão da Saúde

0
954
SB post

Por: Iago Martins

Desde quinta-feira, 5/04, a população de Diadema conta com o atendimento do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) no 1º andar do Quarteirão da Saúde. A mudança de espaço faz parte do novo endereço do Centro de Referência em IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), Aids e Hepatites Virais. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 9h às 17h.

O CTA oferece gratuitamente exames de diagnóstico para HIV, sífilis e hepatites B e C. Para realizá-los não são necessários pedido médico e marcação de horário para atendimento. Além disso, o resultado do exame é entregue no mesmo dia. Segundo Alexandre Yamaçake, coordenador do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis e Hepatites Virais, se alguém tem alguma dúvida, se foi exposto ao risco de contrair o HIV – vírus causador da aids, a melhor opção é procurar o Centro e Testagem e Aconselhamento (CTA). “O diagnóstico precoce da infecção pelo vírus HIV é fundamental para que o tratamento seja iniciado o quanto antes. O uso da medicação antirretroviral faz com que a defesa do organismo seja preservada, evitando as doenças chamadas oportunistas”, afirmou.

Os testes podem ser realizados de forma anônima. Segundo o Ministério da Saúde, 112 mil pessoas possuem, sem saber, o vírus no território brasileiro. O diagnóstico precoce sobre uma eventual infecção aumenta a eficácia do tratamento e, com isso, a qualidade de vida de quem é portador.

Além dos exames, o CTA leva os serviços oferecidos para ruas, avenidas, parques, empresas e outros lugares da cidade.

Centro de Referência em IST

Desde o dia 19/02, o Centro de Referência em IST funciona no 2º andar do Quarteirão. Lá, o munícipe pode encontrar a equipe de médicos, psicólogos, assistentes sociais e dentistas. Além disso, recepcionistas e administradores também compõem a equipe que trabalha no local em prol da população.

Serviço:

Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)

Quarteirão da Saúde, 1º andar

Av. Antônio Piranga, 700 – Centro, Diadema – SP

Tel.: (11) 4053-5302 e 4043-8000.

Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome