Como as doenças imunológicas afetam a saúde bucal?

0
325
Como as doenças imunológicas afetam a saúde bucal
SB post

A falta de imunidade pode afetar a saúde como um todo, dessa forma, diversas doenças imunológicas podem acabar afetando uma boa qualidade de vida, não de forma física, quando acabamos pegando um resfriado, mas também na nossa boca.

Em suma, essas doenças que acontecem no sistema de defesa do corpo. Dessa forma, esse sistema pode acabar atacando as células e os tecidos do próprio corpo, ocorrendo um distúrbio autoimune. Ou seja, o sistema de defesa ataca a si mesmo.

Essas doenças acabam gerando efeitos colaterais, uma vez que o corpo se ataca.

Dessa forma, o paciente pode vir a sentir febre, vômitos, mal estar, assim como, essas doenças também acabam afetando a saúde bucal, fazendo com que os pacientes necessitam procurar dentista especializado em periodontia.

Confira a seguir quais são os principais problemas bucais causados por doenças imunológicas, como tratar essas questões e preveni-las.

Doenças autoimunes podem influenciar a saúde bucal

Como já mencionado anteriormente, existem algumas doenças autoimunes que podem acabar prejudicando o bom funcionamento e saúde da boca, causando sintomas como:

  • Aftas;
  • Boca seca;
  • Machucados na boca ou lábios;
  • Sangramentos.

Entre as doenças mais comuns, é possível encontrar a doença de Crohn, o lúpus eritematoso sistêmico ou cutâneo, a síndrome de Sjögren, e a Psoríase.

Além dos sintomas, essas doenças podem fazer com que outros problemas dentais surjam com mais facilidades.

Isso porque, os sintomas mais comuns são a boca seca, síndrome de queimação bucal, lábios, língua rígida, crescimento excessivo da gengiva que acaba gerando maior risco de cárie e doença periodontal que necessitam de avaliação de um periodontista.

Dessa forma, outra questão importante quando o assunto é doença autoimune se dá quando o problema em questão afeta o ato de engolir, do qual pode acometer a alimentação do paciente que, por sua vez, pode acabar cada vez mais fraco.

Em suma, existem diversas doenças imunológicas que podem afetar de forma grave a saúde bucal.

Torna-se, então, imprescindível que você procure consultórios odontológicos em casos de sentir esses sintomas bucais após ser diagnosticado com alguma doença autoimune.

Tratamentos indicados

O tratamento de uma doença autoimune vai variar de acordo com quais são as suas características e sintomas.

Dessa forma, a doença pode ser diagnosticada por um médico que pode informar quais são os tratamentos necessários para que a doença seja controlada.

Entretanto, quando os sintomas atingem a boca, apenas um dentista especializado conseguirá dar conta de solucionar os problemas causados na cavidade bucal.

Da mesma forma, o tratamento adequado será avaliado pelo profissional, após uma avaliação de características da doença e grau de gravidade dos sintomas e causados na boca.

Lembrando que muitas vezes essas doenças podem causar problemas como cáries e até mesmo canal, fazendo com que o paciente procure um dentista para fazer canal.

Não deixe de ir ao dentista e ao médico para solicitar uma avaliação. Depois de diagnosticado, faça visitas regulares aos dois profissionais para sempre acompanhar a doença e poder prever quando ela irá afetar os seus sistemas ou sua saúde bucal.

Quais os cuidados que pessoas com doenças autoimunes precisam ter com a saúde bucal?

Em primeiro lugar, uma pessoa que sofre de alguma doença autoimune precisa em primeiro lugar diagnosticar o seu problema e entender sua característica. Uma vez entendendo como a doença funciona, é possível controlá-la.

Conclui-se que ao controlar essa doença é possível amenizar os sintomas e até mesmo prevenir que os mesmos aconteçam. Para isso é importante fazer visitas regulares ao médico, bem como fazer o acompanhamento de sua doença.

Entretanto, para prevenir diretamente questões doentes, o que pode ajudar é ter uma rotina de visitas regulares ao dentista, para que o mesmo também possa acompanhar a sua saúde bucal sabendo que o paciente sofre de doenças autoimunes.

Também é crucial continuar com a higiene bucal, pois a mesma diminui os riscos de qualquer doença bucal.

Vale lembrar que 90% dos problemas na boca, como cáries e placas bacterianas são causadas pelo acúmulo de sujeira nos dentes.

Dessa forma, é importante ressaltar que essas doenças provocadas pelos restos de alimentos na boca podem resultar em situações extremas como a extração de dentes, fazendo com que o paciente precise de tratamentos como implantes através de um dentista implantes especializado.

 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome