Praça Cidade de Milão tem jardins e fonte revitalizados

0
1557
SB post

A Prefeitura de São Paulo entregou neste domingo (17) a revitalização da Praça Cidade de Milão, na Avenida República do Líbano, Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo. O projeto é de autoria do Instituto Europeu de Design (IED) e a recuperação da fonte foi doada pela multinacional italiana Pirelli. A iniciativa também contou com investimentos da Polishop na revitalização da praça.

“Estamos entregando a Praça Cidade de Milão à população, restaurada com investimentos de empresas de origem italiana, 55 anos depois de sua inauguração. Vamos continuar trabalhando para recuperar praças, parques, canteiros e patrimônio histórico  para fazer cada vez mais de São Paulo uma cidade linda”, declarou o prefeito João Doria.

A ação faz parte do projeto “Italia Per San Paolo”, que busca restaurar os monumentos que são símbolos da aliança entre Brasil e Itália na cidade, idealizado pela Embaixada da Itália, pelo Consulado da Itália em São Paulo e pela Italian Trade Agency (ITA), que possibilitaram os contatos entre a Prefeitura e empresas da comunidade italiana. A praça foi inaugurada em 1962 após as cidades de Milão e São Paulo se tornarem “cidades gêmeas” por meio de um acordo firmado naquele ano.

Os reparos na fonte e na praça, que conta com monumentos que são reproduções de esculturas de Michelangelo, foram feitos durante dois meses com a limpeza de todos os elementos, tratamento de trincas e ferragens expostas, além da recomposição de partes perdidas. A recuperação também contempla a revisão dos sistemas hidráulico e elétrico e a impermeabilização do monumento com o objetivo de prolongar sua vida útil.

“Um monumento tão importante como a fonte, presente de Milão para São Paulo, não podia continuar abandonado. A revitalização vai devolver à população paulistana não só a fonte, mas uma praça totalmente reformada, agradável, para ser usufruída por todos e, especialmente, pela comunidade italiana, que tem um papel fundamental na história da cidade”, diz o prefeito regional da Vila Mariana, Benê Mascarenhas.

Os jardins foram reconstruídos com a redefinição dos espaços verdes, incluindo o plantio de novas espécies vegetais, a construção de caminhos para a definição de percursos no espaço, como um cachorródromo e peças de mobiliário urbano.

Também foi realizada a recuperação e modernização do sistema de iluminação existente na fonte, visando a valorização do monumento, a revisão de postes e a proposta de novos elementos que tentam aumentar a área iluminada na praça e, com isto, melhorar a segurança dos usuários durante a noite.

O prefeito João Doria ressalta a importância para a capital de parcerias com as empresas e se coloca à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com São Paulo.

“Colaborar com o projeto Italia per Sao Paolo demonstra nossa preocupação e o carinho com a cidade de São Paulo, que abrigou muitos imigrantes italianos ao longo dos últimos 100 anos e onde, há 88 anos, a Pirelli se estabeleceu”, diz Paul Hembery, presidente executivo da Pirelli para América Latina.

 

Manutenção

A Polishop ficará responsável pela manutenção da praça e da fonte por 36 meses, com serviços de limpeza semanal de lixo, corte de grama quinzenal, pintura mensal das guias com cal e monitoramento da poda de árvores.

Italia Per San Paolo

A parceria com empresários ligados à comunidade italiana foi firmada em junho para recuperar três importantes espaços da cidade de São Paulo. O acordo também previa melhorias na Praça Ramos de Azevedo, no Centro histórico da capital paulista, além da Praça Imigrante italiano, entregue em agosto.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome