Site demorando para carregar? Pode ser a imagem!

0
4
Site demorando para carregar? Pode ser a imagem!
SB post

As imagens são muito importantes para dar vida a um site, pois adicionam personalizado ao layout e reproduzem visualmente os assuntos abordados.

No entanto, se não forem utilizadas corretamente, podem resultar em lentidão no site, levando a perda de potenciais visitantes.

Otimizar as imagens é o que fará melhorar o desempenho do seu site. Isso implica em encontrar maneiras de reduzir o tamanho dos arquivos de imagem sem comprometer drasticamente sua qualidade visual.

Ao fazer isso, você não apenas garante um carregamento mais rápido das páginas, mas também aumenta a eficácia das estratégias de SEO, proporcionando uma experiência mais satisfatória para os visitantes.

Para conseguir isso, preparamos este guia que irá abordar todos os detalhes sobre otimização de imagens, auxiliando você a tornar a sua plataforma a mais eficiente. Acompanhe para saber mais.

Quais as vantagens em otimizar as imagens?

Segundo dados apresentados pelo HTTP Archive, aproximadamente 21% do peso total de uma página web é atribuído às imagens. Isso indica que uma única imagem pode chegar a exceder a combinação de todos os outros elementos, como HTML, javascript e textos.

A presença de fotos, ilustrações e infográficos podem prolongar consideravelmente o tempo necessário para que a página seja carregada, dependendo também do número de imagens e de seu tamanho.

Portanto, se você quer otimizar o seu site WordPress sem programação, uma das primeiras coisas a se fazer é reduzir o tamanho das suas imagens.

Diante disso, quais benefícios a otimização de imagens e a melhoria do tempo de carregamento podem trazer para o seu site? Vamos explorar essas vantagens a seguir.

Melhora da velocidade de carregamento

Otimizar imagens o que contribui para a rápida exibição das páginas do seu site. Isso diminuirá as chances de os visitantes desistirem de esperar e buscarem outras opções.

De fato, estudos mostram que aproximadamente 39% dos usuários abandonam um site se as imagens interferirem no carregamento.

Portanto, ao otimizar suas imagens, você não só melhora a experiência do usuário, mas também aumenta a probabilidade de retenção e engajamento dos visitantes.

Economia de largura de banda

Imagens otimizadas, com tamanhos de arquivo menores, consomem menos largura de banda.

Essa prática não só beneficia as redes e os navegadores, melhorando a transferência de arquivos, mas também contribui para uma experiência de navegação mais fluida e rápida para os usuários.

Economia de espaço de armazenamento

Imagens otimizadas ocupam menos espaço de armazenamento no servidor. Isso é útil para sites com recursos limitados, permitindo um uso econômico do espaço em disco.

Além disso, um site mais leve resulta até mesmo em backups mais rápidos, o que contribui para agilizar as tarefas de manutenção, simplificando muito mais as operações do dia a dia.

Melhor ranqueamento nos motores de busca

Melhor ranqueamento nos motores de busca

O Google valoriza a velocidade da página em seu algoritmo de classificação, priorizando os sites que possuam um carregamento rápido.

Com imagens otimizadas, as chances de aparecer na Pesquisa de Imagens do Google aumentam, pois facilitam a tarefa dos bots de rastrear e indexar.

Aprimoramento da experiência do usuário

A otimização de imagens resulta em uma experiência de qualidade para o usuário, combinando carregamento rápido e navegação fácil. Isso incentiva os visitantes a passarem mais tempo no site, explorando seu conteúdo.

Compatibilidade com dispositivos móveis

Imagens otimizadas são essenciais para garantir uma experiência consistente e rápida em dispositivos móveis, onde a largura de banda e a velocidade de conexão podem ser limitadas.

Como otimizar imagens?

Como otimizar imagens?

O objetivo principal ao formatar suas imagens é alcançar um equilíbrio entre reduzir o tamanho do arquivo e manter uma qualidade aceitável.

Existem várias maneiras de otimizar suas imagens, e abaixo você poderá encontrar algumas dicas para realizar esse processo.

1. Formato da imagem

Escolher o melhor formato para o tipo de imagem e o uso pretendido irá lhe ajudar na otimização. Alguns dos formatos mais comuns incluem:

  • JPEG: suportado em todos os dispositivos e navegadores, este é o melhor formato para imagens coloridas, embora a compressão possa causar uma pequena perda de qualidade;
  • GIF: ideal para imagens animadas e arquivos pequenos. Possui carregamento rápido mas pode causar perdas de qualidade em uma compressão.
  • PNG: conhecido por preservar alta qualidade e suportar transparência, o PNG é uma ótima escolha para imagens com textos ou ilustrações. Contudo, possui um tamanho maior em comparação ao JPEG.
  • Webp: desenvolvido pelo Google, o WebP oferece alta compreensão sem perder a qualidade. No entanto, nem todas as plataformas CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) e navegadores oferecem suporte total a esse formato.

2. Ajuste a dimensão das imagens

Você deve considerar a dimensão da imagem (valor de tamanho x altura em pixels) em relação ao layout do site e às telas dos dispositivos que o acessam.

Evite usar imagens com dimensões maiores do que o necessário, especialmente considerando que a maioria das telas de dispositivos possui resolução de até 1920 x 1080 pixels.

Usar imagens com dimensões incorretas pode afetar a velocidade do site, especialmente se precisarem ser redimensionadas pelo navegador.

3. Compressão das imagens

A compressão reduz não apenas o armazenamento e o uso da largura de banda, mas também melhora o tempo de carregamento das páginas. Para isso, você deve equilibrar o tamanho do arquivo com a qualidade da imagem (taxa de compressão).

Essas são as técnicas mais simples de serem aplicadas às suas imagens, tornando-as muito mais leves para tornar a experiência do seu site muito mais agradável e atrativa para seus visitantes.

Recomenda-se redimensionar e comprimir as imagens antes de enviá-las ao site, utilizando ferramentas como Adobe Photoshop, Affinity Photo ou editores online. O uso de plugins de otimização de imagens também pode ser útil para sites com muitas imagens.

Faça testes no seu site

Além disso, não se esqueça de realizar testes regulares para acompanhar o desempenho do site e avaliar o impacto das otimizações de imagens, assim encontrando onde há a necessidade melhorar o tempo de carregamento da página ou ainda melhorar a qualidade das imagens.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome