O que é WordPress?

0
841
O que é WordPress?
SB post

WordPress é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) ou, em outras palavras, uma plataforma que permite a criação de sites e blogs sem a necessidade de conhecimentos em programação. Atualmente, o WordPress é utilizado por mais de 35% dos sites na internet e, a cada ano, esse número aumenta.

Mas, afinal, por que o WordPress se tornou o CMS favorito de muitos donos de site? A resposta é simples: a facilidade de configuração. Ao navegar pela plataforma, o usuário se depara com uma interface intuitiva e amigável, que permite criar páginas sem grandes dificuldades.

Além disso, o WordPress é gratuito e possui código aberto. Isso significa que qualquer pessoa pode realizar alterações nos temas e construir seu site de forma totalmente personalizada.

Tipos de sites que podem ser criados com WordPress

Se você deseja saber o que é WordPress, basta compreendê-lo como uma plataforma moderna e versátil para o desenvolvimento de vários tipos de sites — desde blogs, jornais online até lojas virtuais. Vamos citar alguns exemplos:

Blog

Para quem pretende publicar artigos sobre moda, animais, natureza ou qualquer outro tema interessante, o WordPress é a plataforma ideal. Isso porque ela foi idealizada para publicação de textos e conta com diversas ferramentas de edição e layouts ótimos para leitura. Com o passar do tempo, seu blog facilmente pode se tornar um verdadeiro portal de notícias.

Torque Investimentos | Site One Page WordPress
Veja mais sobre o site em: Torque Investimentos | Site One Page WordPress

Portfólio

Profissionais criativos como músicos, fotógrafos, escritores e freelancers podem utilizar o WordPress para apresentar seus trabalhos de forma inteligente e elegante. São várias opções de temas para portfólios com galeria de imagens, vídeos, textos, grades, filtros, entre outros recursos.

Portfólio Lamattina Marketing Digital
Veja nosso portfólio

Sites de institucionais

Empreendedores de primeira viagem e até mesmo grandes corporações podem utilizar o WordPress para produzir um site sofisticado que apresenta os diferenciais do seu empreendimento. Basta escolher o tema mais compatível com o seu segmento de negócio e criar as páginas da maneira que preferir. Também é possível criar um tema 100% customizado, de acordo com as necessidades do projeto.

Topbrands | Site em WorPress
Veja mais sobre o site em: Topbrands | Site em WorPress

Sites beneficentes

Devido ao seu baixo custo de manutenção, o WordPress é ideal para instituições de caridade, igrejas e organizações sem fins lucrativos. Além de temas gratuitos, a plataforma oferece pacotes promocionais para domínio e hospedagem.

Instituto Janeth Arcain
Instituto Janeth Arcain (este site não produzido pela Lamattina Digital)

Lojas virtuais – E-commerce

Sim! Também é possível criar um e-commerce com o WordPress, que possui plugins especiais para adicionar recursos como carrinho de compra, sistema de gerenciamento de pedidos, reembolso, checkout, etc. Tudo de forma simples e intuitiva, sem a necessidade de conhecimentos em programação. Ainda é possível criar variações de lojas virtuais, como catálogos e sites com sistema de orçamento, recursos muito eficientes para vendas corporativas ou projetos sob demanda.

Loja Virtual Naked Nuts
Veja mais sobre o site em: Loja Virtual Naked Nuts

Vantagens e desvantagens do WordPress

Depois de descobrir o que é WordPress, é hora de entender que, como qualquer CMS, ele apresenta pontos fortes e fracos.

Pontos fortes:

  • Custo baixo: o usuário só precisa pagar pelo serviço de hospedagem e domínio. Existem muitos temas e plugins gratuitos.
  • Facilidade de instalação e atualização: ao instalar, não é necessário configurar nada e, para atualizar, basta um clique e um pouco de cuidado.
  • Gerenciamento simples: o usuário não precisa saber linguagem de programação para criar posts, instalar temas, fazer downloads, etc.
  • Personalização do design: o WordPress permite criar um visual exclusivo a partir de temas por nicho como restaurantes, medicina, pequenos negócios, jogos eletrônicos, entre outros.
  • Acréscimo de funcionalidades: o WordPress oferece milhares de plugins que podem realizar todo tipo de função: vendas, organização de eventos, coleta de dados, entre outros.
  • Comunidade de ajudantes: o WordPress conta com um fórum gigantesco, repleto de pessoas dispostas a ajudar na construção do seu site. São usuários com entendimento e soluções sobre a plataforma, aptas a resolver todo tipo de problema.

Pontos fracos:

  • Segurança:  ataques de hackers não são incomuns no WordPress, que roda 35% dos sites da internet. Felizmente, é possível reduzir em até 99% os riscos de invasão com plugins de segurança, atualizações frequentes e um servidor confiável.
  • Bugs: muitos plugins e temas do WordPress são criados por terceiros e, por isso, é normal que ocorra alguns bugs durante a instalação. Para evitar problemas, basta ler as análises dos usuários.
  • Páginas que demoram a carregar: dependendo da quantidade de plugins instalados, o seu site WordPress pode ficar lento. Para resolver o problema, recomenda-se instalar um plugin de cache.

O que é WordPress? Um pouco da história da plataforma

Tudo começou em 2003, quando Matt Mullenweg e Mike Little, dois desenvolvedores web, decidiram projetar uma nova plataforma para blogs. A construção se deu através de um software intitulado bs/cafeblog.

O projeto ficou abandonado por um tempo, mas a dupla acabou por continuar a plataforma a partir de termos próprios, lançando sua primeira versão em janeiro de 2004.

O primeiro WordPress não era tão bem estruturado quanto a versão atual, mas já contava com os principais recursos de edição de conteúdos e gerenciamento de usuários. A instalação simples, a possibilidade de moderar comentários e a função de permalinks também já faziam parte do WordPress 1.0.

Mas é claro que muitos avanços ainda viriam. Desde 2004, a plataforma passou por diversas melhorias e tem sido constantemente atualizada por uma comunidade de código aberto, composta por milhares de programadores que se encontram frequentemente no WordCamp — conferência anual dedicada ao WordPress.

A cada dois ou três meses uma nova versão da plataforma é lançada com novidades em recursos e atualizações de segurança.

Agora que você já sabe o que é WordPress, que tal montar o seu site com este CMS? Se precisar de ajuda, entre em contato conosco!

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome