Greve dos caminhoneiros – Ações da Prefeitura de São Paulo garantem a continuidade de serviços essenciais

Ônibus devem circular com frota entre 60% e 80% da capacidade nesta segunda-feira; rodízio de veículos permanece suspenso. UBSs, ambulâncias e transporte de vacinas funcionam normalmente

0
508
SB post

A Prefeitura de São Paulo informa que realizou diversas operações entre o sábado (26) e a madrugada deste domingo (27) e, assim, conseguiu a recomposição parcial de estoques de combustível. Os caminhões estão sendo escoltados pela Polícia Militar e pela Guarda Civil Metropolitana. Em outra frente, numa negociação com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro), três postos de combustíveis foram identificados e direcionados para atender exclusivamente a administração municipal. Assim, estão normalizadas as operações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-SP), do Serviço Funerário Municipal, da Defesa Civil, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da Guarda Civil Metropolitana (GCM). A administração e a entidade discutem formas de ampliar o número de postos para esses serviços, também com o apoio da Polícia Militar e da GCM.

As informações foram atualizadas em mais uma reunião do Comitê de Gerenciamento de Crise, na manhã deste domingo, no Edifício Matarazzo, sede da administração municipal. O encontro, comandado pelo prefeito Bruno Covas, contou com as presenças do chefe de gabinete da Prefeitura, Sérgio Avelleda, dos secretários de Governo, Júlio Semeghini, de Justiça, Rubens Rizek, da Fazenda, Caio Megale, de Comunicação, Fábio Santos, de Mobilidade e Transportes, João Octaviano, de Segurança Urbana, coronel José Roberto, de Infraestrutura Urbana, Vitor Aly, da Educação, Alexandre Schneider, do Desenvolvimento e Assistência Social, José de Castro (em exercício) e da Cultura, André Sturm, além do procurador-geral do Município, Guilherme Bueno de Camargo, e do chefe da Assessoria Militar da Prefeitura, coronel Walter Nyakas Junior.

A Prefeitura segue ao longo deste domingo buscando aumentar os estoques de combustíveis, com apoio da PM e da GCM. Ainda assim, medidas de contingência diante da paralisação do setor de transportes são necessárias até que a situação seja resolvida em definitivo. O prefeito Bruno Covas assinou um decreto suspendendo, até o próximo domingo (3). as restrições à circulação de caminhões em São Paulo, como forma de ajudar a minimizar a situação de desabastecimento. Veja abaixo como ficam os serviços municipais:

ÔNIBUS
A operação foi iniciada com 68% da frota regular para o domingo, mas ao longo da manhã foi possível levar o índice para 100%. Para a segunda-feira (28), com o atual nível dos estoques e a previsão de novas aquisições, a estimativa é de que se consiga colocar de 60 a 80% da frota em circulação. A operação de terça (29) em diante depende da chegada de mais combustível.

A CET mantém nesta segunda a suspensão do rodízio e a orientação para que os agentes de trânsito não apliquem multas aos motoristas que tiverem pane seca, fazendo apenas a remoção do veículo para um local seguro e onde não prejudique o trânsito.

COLETA DE LIXO E VARRIÇÃO
A AMLURB informa que a coleta de lixo domiciliar opera normalmente até terça de manhã. A coleta seletiva segue suspensa, mas a coleta hospitalar, a limpeza pós-feiras livres e o recolhimento de animais mortos estão mantidos. Os Ecopontos permanecem fechados, já que os resíduos coletados nesses locais são encaminhados a aterros localizados em rodovias federais e estaduais, muitas delas bloqueadas pelos caminhoneiros. Os serviços de varrição de vias e logradouros foram incrementados e estão garantidos nesta segunda-feira.

SAÚDE
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo informa que todas as unidades estão funcionando normalmente. As ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-SP) estão usando os três postos direcionados pelo Sincopetro e operam normalmente. O mesmo vale para o transporte de vacinas e medicamentos. Os Hospitais Municipais também estão abastecidos com oxigênio e diesel para os geradores.

EDUCAÇÃO
A Secretaria Municipal de Educação informa que as escolas da rede municipal abrirão as portas na segunda-feira, com a oferta de merenda especial, elaborado com supervisão da Coordenadoria de Alimentação Escolar, de acordo com os insumos disponíveis em estoque. A Prefeitura estuda uma ação para ajudar as fornecedoras de merenda terceirizada na obtenção de insumos, especialmente gás de cozinha.

ASSISTÊNCIA SOCIAL
A frota foi abastecida nos postos identificados pelo Sincopetro e está operando com a recomendação de que os deslocamentos sejam racionalizados.

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome