A SATrans, autarquia municipal que gerencia o transporte coletivo em Santo André, vai publicar até o final do mês o edital para definir a empresa de ônibus que atenderá a região da Vila Luzita. A vencedora da licitação terá que realizar diversos investimentos que proporcionarão maior conforto aos passageiros, como por exemplo, uma completa modernização do Terminal da Vila Luzita, que ficará mais confortável e iluminado. A empresa que vencer o certame terá ainda que reformar todas as paradas, reconstruir a estação localizada na altura da rua Amaro e construir uma nova, na altura da rua Xavantes, além de recapear por completo o corredor e a avenida Capitão Mário Toledo de Camargo.
O edital garantirá a incorporação de novos ônibus nas linhas troncais, operando nas 16 linhas do corredor tronco da Vila Luzita, todos com ar-condicionado e wi-fi. O terminal e as estações contarão ainda com painéis informativos que indicarão em tempo real a localização dos ônibus para os usuários. O trabalho para a concretização do projeto final do novo terminal começou em 2017, com um aprofundado estudo de medição do transporte público da cidade, com a realização da pesquisa origem e destino. Para a execução deste trabalho foi contratada uma empresa de consultoria em transporte público, que diagnosticou as características do sistema.
“Fizemos um trabalho complexo, para que tudo pudesse ser encaixado dentro de uma viabilidade econômica para a cidade. A pesquisa origem e destino apontou os impactos desta obra, quais intervenções seriam necessárias e o comportamento das vias que chegam a este corredor”, apontou o prefeito Paulo Serra, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (10). A empresa vencedora da licitação, que será realizada na modalidade concorrência pública, podera operar as atividades do terminal e do corredor de ônibus por um prazo de 20 anos, prorrogáveis por mais 5 anos. O edital exigirá que as melhorias e reforma do terminal sejam realizadas em 12 meses após a assinatura do contrato e as demais melhorias, como reforma das paradas, colocação de novos pontos de ônibus e o recapeamento da avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, em um prazo de 18 meses.
Desde outubro de 2016, quando a Expresso Guarará paralisou suas atividades e entrou em processo de falência, o coletor tronco do Terminal Vila Luzita passou a ser operado por meio de um contrato emergencial, firmado à época com a empresa Transportadora Turística Suzano Ltda (Suzantur). Quando este contrato venceu, ele não foi renovado, pois a prefeitura já realizava o projeto básico para lançamento do novo edital. A empresa continuou a operar na cidade por meio de uma autorização a título precário, até a finalização do processo.
Texto: Daniel Betega
Conheça o portal de anúncios Será que Tem?