Santo André promove projeto social de futebol bilíngüe

0
893
SB post

A Prefeitura de Santo André, sempre focada em desenvolver o esporte da cidade trazendo mais saúde, educação e lazer, iniciou nesta nova gestão uma parceria de sucesso para os jovens. Junto ao Instituto Brasil, a Higher Bridge e ao capital pelas leis de incentivo da Coop e EMS, a Administração forneceu campos municipais e estrutura para desenvolver um projeto inovador e pioneiro no país: o futebol bilíngüe. A ação visa aumentar as habilidades de jovens de 7 a 17 anos de Santo André, dentro e fora de campo. No futebol, cada garoto é instruído tecnicamente para melhorar sua performance, sempre orientados pelos técnicos e professores através da língua inglesa, assim aprendendo também um novo idioma.

“Trabalhamos há alguns anos com este método bilíngüe sempre querendo inovar através do futebol. Pensamos em deixar um legado além da modalidade e sabemos que falar mais de uma língua hoje é primordial. É um legado que não ficará para trás, porque é conhecimento. Os atletas vivenciam o dia a dia de qualquer cidadão, passando por entrevistas de emprego, idas a hotéis, restaurantes, negociando contratos, e por isso outro idioma é importante. Resolvemos unir o útil ao agradável e desenvolver este projeto”, contou Eleazar Santiago, diretor geral da Higher Bridge, que realiza o programa.

Logo que apresentou a ideia para a cidade, a Secretaria de Esporte e Prática Esportiva se movimentou para buscar parceiros para custear o projeto, além de fornecer os campos e outros detalhes estruturais como acompanhamento médico. As atividades são desenvolvidas em três campos: Vasco da Gama (segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 16h), Ouro Verde (terças e quintas-feiras, das 9h às 10h30 e das 14h30 às 16h) e ainda o alto rendimento no campo do Nacional, às sextas-feiras, das 14h às 15h30. A inscrição para os futuros craques é gratuita e feita diretamente nos campos. O uniforme e material também são cedidos sem custos.

“Desde que o projeto nos foi apresentado não pensamos duas vezes em colocá-lo em prática. Temos como programa de governo desenvolver projetos sociais, ainda mais no âmbito esportivo, que como sabemos é um investimento que economiza na saúde, segurança. Além disso, a inclusão de outro idioma no dia a dia dos jovens traz ainda mais educação, fator de suma importância. Vamos trabalhar para espalhar o projeto para os outros campos da cidade”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Além do esporte, os meninos recebem uma apostila em inglês que serve de base para as atividades em campo. “A aula é como se fosse um mestrado. A criança estuda antes de ir para o treino e desenvolve lá a atividade. É bom lembrar ainda que o jovem recebe atendimento semestral de oftalmologista, dentista e clínico geral, sempre fornecido pela Prefeitura. Fazemos ainda o acompanhamento familiar, sabendo com quem a criança vive, de que forma”, explicou. No futebol em si, os garotos precisam evoluir e são avaliados constantemente através de gráficos para crescer em cada fundamento. No inglês não é diferente, já que os alunos precisam render cada vez mais na leitura, escrita, fala e entendimento da língua estrangeira.

A Prefeitura de Santo André projeta aumentar o alcance para o próximo ano e colocar o programa em mais campos da cidade. “A atual gestão nos chamou para conversar e rapidamente tocamos o projeto. Temos capacidade para distribuirmos o trabalho para mais lugares”, disse Eleazar, lembrando ainda que os meninos disputam amistosos e jogos contra categorias de base de outros times. A Higher Bridge utiliza o mesmo programa em clubes como São Paulo e escolares particulares. Para mais informações, acesse: http://higherbridge.com.br/.

Texto: Guilherme Menezes

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome