Banco de Alimentos distribui 115 toneladas de produtos em seis meses

0
1199
SB post

O Banco de Alimentos de Santo André já distribuiu 115 toneladas de produtos perecíveis e não perecíveis desde que teve as atividades retomadas pela atual administração, em abril deste ano. Somente em setembro, foram mais de 48 toneladas de alimentos arrecadados, um número recorde alcançado através das doações de parceiros e em eventos realizados no município, e que beneficiou as 62 entidades sociais cadastradas nos Conselhos Municipais que produzem alimentação diária para idosos, crianças e pessoas em situação de rua. Os números foram divulgados nesta segunda-feira (16), quando se comemora o Dia Mundial da Alimentação.

“Aos poucos estamos retomando a capacidade de atendimento deste programa essencial para as pessoas em situação de vulnerabilidade, visando sempre sua ampliação. Estamos recebendo além de alimentos, diversos produtos importantes, como fraldas, produtos de higiene e de limpeza e também ração para gatos e cachorros. Após a abertura do Fundo Social de Solidariedade, no próximo dia 30, teremos novas parcerias e eventos para os mais diversos tipos de doações”, afirma a primeira-dama e presidente do Núcleo de Inovação Social, Ana Carolina Barreto Serra.

O Banco de Alimentos também recebe doações dos munícipes que quiserem ajudar. As doações de alimentos perecíveis e não perecíveis podem ser feitas na Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Empresas e a população em geral podem fazer doações. A maior demanda é por doações de café, óleo e leite em pó. Os estabelecimentos que desejam ser parceiros do Banco de Alimentos devem comparecer à sede da instituição dentro da Craisa, na avenida dos Estados, 2195, bairro Santa Teresinha. Mais informações podem ser obtidas no número: 4996-9500 – ramal 2030.

O Banco de Alimentos foi fechado no final do ano passado e retomou suas atividades em abril deste ano. O Programa Municipal Banco de Alimentos de Santo André, criado em novembro de 2000, é uma iniciativa da Prefeitura de Santo André que permite à população em alta vulnerabilidade o acesso a alimentos de qualidade, assegurando uma nutrição saudável a todos os beneficiários, além de reduzir perdas e desperdícios de alimentos não comercializados, mas ainda próprios para o consumo. A instituição realiza coleta, distribuição e recondicionamento de alimentos sólidos ou líquidos doados por estabelecimentos comerciais e industriais ligados à venda no atacado ou varejo, como também de outros colaboradores em geral.

Dia Mundial da Alimentação – O Dia Mundial da Alimentação, comemorado nesta segunda-feira (16), foi proposto pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e é comemorado desde 1981. A cada ano, a FAO escolhe um tema relacionado à erradicação da fome e desnutrição para marcar a data. Neste ano, o tema é “Mudar o futuro da migração: investir na segurança alimentar e no desenvolvimento rural”.

Texto: Daniele Vieira

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome