Febre Amarela – Sintomas, vacinação, prevenção

É possível identificar os sintomas da Febre Amarela em duas fases, sendo a aguda e a tóxica. A vacinação e o combate ao mosquito transmissor são as melhores maneiras de prevenção.

0
570
SB post

Diante de tantas notícias sobre um surto de Febre Amarela no Brasil, muitas pessoas se encontram muito preocupadas. Leia este conteúdo e saiba tudo sobre essa perigosa doença que está ameaçando nosso país.

– O que é Febre Amarela?

A Febre Amarela é uma grave doença que se dá por meio de uma infecção viral. O vírus é transmitido pela picada do mosquito Aedes Aegypti que esteja contaminado. Ela possui alguns estágios, podendo passar em poucos dias e também levar à morte do infectado, em seu estágio mais grave. Além disso, os primatas, como os macacos, também podem pegar a Febre Amarela e servem como apontadores de locais onde pode haver o vírus.

– Como identificar os sintomas da Febre Amarela?

Os sintomas podem se manifestar em um período que vai de 3 até 7 dias da aquisição do vírus. Quando eles começam a se manifestar podem ser em duas fases, sendo elas a aguda e a tóxica.

– Na fase aguda da doença, o doente pode sentir dor de cabeça, dor nos músculos, principalmente nas pernas e costas. Os olhos e o rosto, assim como a língua, podem ficar vermelhos. O paciente perde o apetite, sente enjoos e pode chegar até a vômitos. Sensibilidade à luz e tontura também podem se manifestar. A febre é muito comum também.

Nesta fase, os sintomas são muito parecidos com uma gripe forte e podem desaparecer em um período de 3 a 4 dias, mas também podem evoluir para a fase tóxica. Veja os sintomas:

– Na fase tóxica, o doente, após ter passado pelos sintomas da fase aguda, passa a ter uma febre recorrente, com dores abdominais e vômitos. Os rins começam a falhar e a urina escurece. Fígado é danificado e a pessoa fica com a pele amarelada. O coração enfraquece e olhos, nariz e boca sangram. O paciente passa a ter delírios e convulsões, podendo levar ao coma e à morte.

– Como se prevenir?

A melhor forma de se prevenir é por meio da vacinação e pelo combate ao mosquito. A vacina contra a Febre Amarela está disponível na rede pública de saúde de todo o país. A pessoa vacinada com uma única dose está imune à doença para o resto da vida, não havendo mais o risco de contrair o vírus. Contudo, não é todo mundo que pode tomar a vacina. Pessoas com doenças autoimunes, por exemplo, não podem, assim como lactantes e gestantes. Pessoas acima de 65 anos precisam de autorização médica para tomar a vacina. Enfim, caso a pessoa seja portadora de alguma doença é necessário haver um respaldo médico.

– A vacina dá reação?

A vacina da Febre Amarela se configura pela administração do vírus em estado atenuado e, de acordo com a OMS, a imunidade é adquirida depois de 30 dias no corpo. Ela é considerada segura e em alguns casos podem surgir sintomas adversos, porém temporários e que não oferecem riscos à saúde.

Veja as reações mais comuns:

– Leve dor de cabeça;

– Dor muscular no local onde foi aplicada a injeção;

– Dores musculares;

– Estado febril;

– Fadiga.

Esses sintomas não devem durar mais de 24 horas após a vacinação. Mas se os sintomas persistirem convém procurar um médico.

– Como prevenir a Febre Amarela?

Como já foi dito, é preciso estar vacinado para obter imunidade vitalícia a esse vírus. Mas, caso a pessoa não possa receber a vacina, ela deve estar atenta ao combate ao mosquito que é o seu transmissor. Assim:

– Evite deixar água parada:

– Use mosquiteiros nas janelas;

– Use repelentes todos os dias e roupas que tampem todo o corpo;

– Não viaje para lugares onde existem focos da doença;

– Não deixe o lixo exposto.

Enfim, são cuidados simples e diários que combatem a proliferação desse mosquito que entre outras doenças pode transmitir a Febre Amarela. Para erradicar essa doença não adianta estar vacinado se não há um controle do mosquito.

Veja mais informações sobre a Febre Amarela e outras doenças no site http://www.pessoadoente.com.br/saude/cuidados/.

Website: http://www.pessoadoente.com.br/saude/cuidados/

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome