A equipe do Setor de Fiscalização de Posturas da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos de Suzano interditou, no dia (20/02), um estabelecimento comercial na avenida Major Pinheiro Fróes, no Parque Maria Helena. O local era alvo de queixas e denúncias porque utilizava as calçadas como depósito de materiais recicláveis e inservíveis. A ação foi realizada com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM).
Os fiscais averiguaram os documentos do imóvel, que funcionava como ferro-velho, e determinaram o recolhimento dos materiais e a sua lacração. Dois caminhões com os itens removidos foram encaminhados ao pátio da Prefeitura de Suzano, na região da Casa Branca, onde posteriormente serão repassados à reciclagem.
No fim do ano passado, fiscais estiveram no estabelecimento, constataram o uso irregular do passeio público e notificaram os responsáveis. A situação não foi alterada e continuou até este mês, quando foi tomada a medida de lacrar o local.
Os proprietários foram multados em R$ 166 por poluição de calçada e também passarão por averiguações acerca dos documentos necessários para o funcionamento da central de reciclagem. Caso os donos do local desobedeçam à determinação e rompam o lacre, a multa poderá ser multiplicada.
Segundo o secretário municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, Ari Serafim Barbosa, o Setor de Fiscalização de Posturas não será conivente com ações semelhantes na cidade.
Qualquer morador de Suzano poderá entrar em contato com o Setor de Fiscalização de Posturas para prestar queixas sobre uso irregular de espaço público ou terrenos particulares. O telefone para contato é (11) 4745-2046 e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, entre 8 e 17 horas.