Em Suzano, aula inaugural no Teatro Dr. Armando de Ré oficializa início dos cursos da Univesp

Encontro com estudantes foi para apresentar histórico do processo de concretização do serviço e a importância da novidade para o município

0
285
SB post

O início oficial dos quatro cursos de nível superior do polo de Suzano da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) foi marcado pela aula inaugural realizada na noite desta terça-feira (06/03), no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré. Embora as aulas já tenham começado na semana passada, a administração municipal promoveu o encontro com os estudantes para apresentar o histórico do processo de concretização do serviço de ensino público à distância e destacar a importância da novidade.

A atividade foi liderada pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi e pela primeira-dama Larissa Ashiuchi, que é dirigente do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), órgão que abriga as salas de aula e os computadores destinados ao polo da Univesp. Ao lado deles, no palco, estiveram presentes o deputado estadual André do Prado, o vereador Antonio Rafael Morgado e o orientador da instituição em Suzano, Roberto Nunes.

A apresentação foi assistida por cerca de cem pessoas e contou ainda com a participação dos secretários municipais Leandro Bassini (Educação), Carlos Watanabe (Meio Ambiente), Arnaldo Marin Junior (Esportes e Lazer) e Itamar Viana (Planejamento e Finanças), do chefe de Gabinete, Afrânio Evaristo da Silva, e dos parlamentares Rogério Gomes do Nascimento, Gerice Rego Lione, Neusa dos Santos Oliveira e José Daniel da Costa.

Durante a aula inaugural, a primeira-dama Larissa Ashiuchi destacou que a vantagem dos cursos de ensino à distância é que os estudantes podem fazer o seu tempo, se programar e ter a possibilidade de se desenvolverem da melhor maneira. Em Suzano, são quatro disponíveis: Engenharia de Produção, Engenharia da Computação, Pedagogia e Tecnólogo em Gestão Pública.

Ela disse que o Saspe, do qual é dirigente, abriga o polo da Univesp, com salas de aula e computadores, e também que será um local onde os estudantes podem se encontrar para trabalhos estudos ou mesmo convívio, com o objetivo de estabelecer laços com os demais colegas.

Para o prefeito Rodrigo Ashiuchi, a aula inaugural teve o objetivo de mostrar que fazer um curso superior pode ser desafiador, mas que será uma jornada crucial na vida daqueles que almejam uma formação.

Ele ainda ressaltou que o ensino à distância é uma realidade cada vez mais presente na vida das pessoas que querem se capacitar, conquistar um diploma ou mesmo ter uma segunda formação.

O deputado estadual André do Prado lembrou das reuniões realizadas para trazer o polo para Suzano com o vice-governador Márcio França, que é secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, responsável pela Univesp. O parlamentar ainda comentou que o objetivo é trazer novos cursos e criar mais vagas futuramente.

Estrutura

A Univesp é uma instituição pública e gratuita, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e credenciada pelo Conselho Estadual de Educação e pelo Ministério da Educação, com sede na cidade de São Paulo. Seu principal objetivo é a formação superior a partir de cursos na modalidade a distância, democratizando esse nível de ensino com qualidade e gratuidade.

Também haverá aulas presenciais, em média a cada 20 dias, que ocorrerão em duas salas destinadas também ao polo da Univesp no Saspe, que fica na rua General Francisco Glicério, 1.334, no centro. Lá foi montado pela Prefeitura de Suzano um laboratório com 50 computadores, que serão utilizados em dias diferentes pelos alunos dos quatro cursos.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome