20 C
São Paulo
29/ 03/ 24
Inicio Outras Cidades São Sebastião Em São Sebastião, Fundação Deodato Santana promove formação para professores das oficinas...

Em São Sebastião, Fundação Deodato Santana promove formação para professores das oficinas culturais

0
622
SB post

Com o objetivo de prepará-los para o retorno as aulas, os artistas orientadores das oficinas culturais da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião Deodato Sant’Anna (FUNDASS), participaram de uma formação na última semana, no auditório da Faculdade São Sebastião (FASS).

O psicólogo clínico e especialista em Psicoterapia Psicodinâmica Breve, Herbert Luckman, abordou em sua palestra o tema “Cultura e Inteligência Emocional: Alimentando a experiência humana”, onde foi ressaltada a importância do papel dos artistas orientadores no aprendizado dos alunos, de forma que consigam desenvolver neles sua capacidade artística e criativa.

Para continuar a formação foi realizado também o curso “Arte Educador”, ministrado pelos professores Luciano Draetta, palhaço do circo navegador e artista há 26 anos, e Priscila Oliveira, doutora em antropologia e também professora universitária. Eles abordaram a relação dos arte-educadores com os alunos, a experiência a ser compartilhada, e reflexões sobre a importância do seu oficio e seu papel na transformação social.

A coordenadora das oficinas culturais da FUNDASS, Indiara Gomes, explicou a preocupação para com as capacitações. “A Fundação acredita na arte como construção de conhecimento, de trocas e de vivências, a partir disso estamos proporcionando nesse quadrimestre vários cursos de formação continuada para os artistas orientadores”, informou.

Ao todo, são 83 projetos, sendo 60 para Oficinas Culturais, 15 para instrutores de Fanfarra e oito para instrutores de Corpo Coreográfico.

Oficinas Culturais

As oficinas serão divididas entre os seis polos culturais do município, localizados nas regiões norte, sul e centro: Polo Cultural Jaraguá, Enseada, São Francisco, Centro, Topolândia e Boiçucanga.

As vagas para os alunos aprendizes são em diversas áreas culturais como Artes Cênicas (teatro e dança), Artes Visuais (pintura, desenho, ilustração, grafite e artes urbanas), Folclore e Cultura Tradicional, Literatura (escrita criativa) e Música (cavaquinho, violão, orquestra de metais, bateria, violoncelo, violino, flauta, canto coral, teclado e piano, canto e técnica vocal, guitarra e musicalização infantil).

O interessado deve se dirigir a um dos polos culturais para inscrição.

Serviço:

POLO CULTURAL JARAGUÁ:

Rua Machado de Assis, nº 823, bairro Jaraguá / Telefone (12) 99753-4878;

POLO CULTURAL ENSEADA

Praça João Eduardo de Moraes, s/n, bairro Enseada / Telefone (12) 3861-2680;

POLO CULTURAL BATUÍRA

Rua Martins do Val, nº 99, bairro São Francisco / Telefone (12) 3862-2117;

POLO CULTURAL CENTRO – SETUR

Avenida Doutor Altino Arantes, nº 174, Centro / Telefone (12) 3892-2620;

POLO CULTURAL TOPOLÂNDIA – CENTRO COMUNITÁRIO

Rua Antônio Pereira da Silva, nº 170, bairro Topolândia / Telefone (12) 3892-5285;

POLO CULTURAL BOIÇUCANGA

Estrada Cascalho, nº 1.470, bairro Boiçucanga / Telefone (12) 3865-4335

Arte e Cultura

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome