A Prefeitura de São Sebastião prorrogou a 20ª Campanha de Vacinação contra Influenza até o dia 15 de junho. A decisão foi tomada pelo Ministério da Saúde em função da greve dos caminhoneiros.
A cobertura atingiu até agora 68,12% de pessoas dos grupos-prioritários, sendo 42,35% das crianças menores de 5 anos, 77,57% dos trabalhadores da saúde, 63,58% de gestantes, 100% das puérperas, 100% dos indígenas, 88,23% dos idosos e 49,23% dos professores.
Segundo o chefe de Vigilância Epidemiológica, Maurílio Bianchi, a prioridade agora são as crianças e os professores, pois estão com cobertura baixa. Apenas as puérperas e os idosos atingiram a meta.
Se o município não atingir a meta estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), de imunizar 90% de cada um dos grupos prioritários, estratégias deverão ser pautadas para continuar vacinando esses grupos.
A partir do dia 18 de junho, caso haja disponibilidade de vacinas, a imunização poderá ser estendida para crianças de cinco a nove anos e adultos de 50 a 59 anos. Os critérios para eleger estes grupos foram definidos conforme a situação epidemiológica e vulnerabilidade para complicações, se justificando pelo fato de que as crianças de cinco a nove anos apresentam melhor resposta a vacinação, além de serem uma das principais transmissoras do vírus influenza, e o grupo de 50 a 59 anos apresentar maior carga da doença, elevado percentual de risco e maior vulnerabilidade para óbito.
Conheça o portal de anúncios Será que Tem?