Santos conquistou o selo Município Verde-Azul, concedido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
O selo dá prioridade na captação de recursos junto ao Governo do Estado, do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop), além de ser referência para obtenção de parcerias com organismos estrangeiros, como a Comunidade Europeia.
Com 80,88 pontos, Santos foi uma das 47 cidades que receberam a certificação – na Baixada Santista, também foram reconhecidas Bertioga e Itanhaém. A primeira colocada no Estado foi Novo Horizonte, com 96,22.
Para concorrer, todas as 645 cidades do Estado são analisadas em dez quesitos. Santos recebeu notas máximas (entre 9 e 10) em Resíduos Sólidos, com ênfase na Lei Recicla Santos, e Educação Ambiental.
PROGRAMA
O Programa Município Verde-Azul, lançado em 2007 pelo Governo do Estado, tem por objetivo medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental em busca de um desenvolvimento sustentável. As ações propostas pelo programa, que teve início em 2007, compõem temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.
Saiba mais sobre o programa aqui.
Fotos: Francisco Arrais