Em Praia Grande, Campanha preventiva de febre amarela é antecipada para o dia 25

0
529
SB post
Praia Grande não apresenta nenhum caso da doença
O Ministério da Saúde antecipou a Campanha Preventiva de Febre Amarela. A vacinação começa no dia 25 de janeiro e vai até o dia 17 de fevereiro. Em Praia Grande, a referência para a vacinação é a UBS Boqueirão (Avenida Presidente Kennedy, 918, Bairro Boqueirão). A Unidade manterá o esquema de atendimento que já é realizado atualmente: a população poderá receber a dose terça-feira de manhã e quinta-feira no período da tarde.
Além deste atendimento, durante a campanha, um novo horário será aberto nesta mesma unidade: de segunda a sexta-feira, das 17 às 20 horas, os profissionais da saúde estarão a postos para vacinar a população.

A campanha contará ainda com dois “Dias D”: 3 e 17 de fevereiro. Nestes dois sábados quatro unidades aplicarão a vacina, das 8 às 17 horas. São elas:

– UBS Boqueirão
Avenida Presidente Kennedy, nº 918, Bairro Boqueirão

– Usafa Tupiry
Rua Idelfonso Galeno, n° 368, Bairro Tupiry

– Usafa Samambaia
Avenida das Araucárias, nº 181, Bairro Samambaia

– Secretaria de Saúde Pública (Sesap)
Avenida Presidente Kennedy, nº 8.850, Bairro Mirim

Praia Grande deve receber as doses fracionadas que serão utilizadas na Campanha nos próximos dias. Válido destacar que na Baixada Santista a vacina é recomendada para pessoas que viajarão para os locais com recomendação da vacina ou ainda viagem internacional para países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação. A vacina deve ser aplicada pelo menos 10 dias antes da viagem.

Contraindicações – Gestantes, lactantes, pessoas que fazem uso de corticóide (imunossupressores), alérgicos a ovo e pacientes de quimio e radioterapia não podem tomar a vacina.

Pessoas acima de 60 anos deverão apresentar prescrição médica. Apenas idosos e gestantes que moram em áreas onde há casos da doença serão vacinados.

Dose Fracionada – Atualmente, o Ministério da Saúde utiliza a dose padrão da vacina de febre amarela, com 0,5 ml. Já para a dose fracionada ocorre a aplicação de 0,1 ml, o que representa 1/5 da dose padrão. Um frasco com 5 doses da vacina de febre amarela, por exemplo, pode vacinar 25 pessoas e um frasco com 10 doses pode vacinar 50 pessoas.

Dados – Estudo recente feito pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos/Fiocruz) comprovou que a dose fracionada da vacina de febre amarela é eficaz por, pelo menos, 8 anos. O estudo de dose resposta avaliou 319 militares vacinados com a dose fracionada em 2009 e, após 8 anos, verificou-se a presença de anticorpos contra a doença em 85,3% dos participantes, semelhantes ao observado com a dose padrão neste mesmo período (88%). Crianças abaixo de 2 anos e idosos acima de 60 devem tomar a dose padrão, assim como pessoas que vão viajar para o exterior e necessitam do certificado de vacinação.
Fonte: Ministério da Saúde

Transmissão – A febre amarela é transmitida por meio de vetor (mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes no ambiente silvestre). O último caso de febre amarela urbana foi registrado no Brasil em 1942, e todos os casos confirmados desde então decorrem do ciclo silvestre de transmissão.

Fonte: Ministério da Saúde
Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome