Itaquaquecetuba promove ações de combate a AIDS

0
505
SB post

Com o objetivo de combater infecções sexualmente transmissíveis como a Aids, a Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal Saúde, segue promovendo a campanha “Fique Sabendo” no município. A programação teve inicio na terça-feira (21 de novembro) e segue até o dia 8 de dezembro, com ações de orientação, prevenção e de estimulo para a população sexualmente ativa realizar o teste rápido para o diagnóstico de HIV.
Entre terça-feira (21) e quarta-feira (22), 175 idosos que frequentam o Centro de Convivência da Melhor Idade participaram de uma ação preventiva da campanha “Fique Sabendo” e fizeram testes de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. A ação foi concretizada no Centro Esportivo Municipal de Itaquaquecetuba (CEMI) através de uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, com o objetivo de facilitar o acesso para essa faixa etária, além de divulgar a importância do diagnostico precoce e combater o preconceito em relação à doença.
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde tem intensificado o trabalho em todos os equipamentos pertencentes à Rede de Atenção Básica. São eles: Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF), Serviço de Assistência Especializada (SAE), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Centro de Saúde (CS) 24 horas.
Todos esses equipamentos disponibilizam testes rápidos e convencionais de HIV, Sífilis e Hepatite B e C. O resultado sai na hora e em caso de diagnóstico positivo, o paciente é encaminhado para o SAE (localizado na Rua Duque de Caxias n.º 187 – Centro -telefone: 4640-3240).
No dia 01 de dezembro, às 15 horas, a Secretaria de Saúde com o apoio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres lançará a exposição “A Aids ainda não acabou”, concretizada com trabalhos confeccionados pelos alunos da rede estadual de ensino de Itaquaquecetuba e Poá. A mostra ficará disponível para visitação até o dia 15 de dezembro, no Shopping Páteo Itaquá, No evento de abertura haverá informativos com orientações sobre o tema e a distribuição de preservativos, assim como a realização de testes rápidos.
Vale destacar que todas as unidades de saúde oferecem insumos de prevenção (gel lubrificante, preservativos femininos e masculinos e materiais educativos) o ano inteiro sem nenhum custo.
COMBATE – A campanha “Fique Sabendo” é realizada anualmente e funciona como uma estratégia importante no enfrentamento do diagnóstico tardio do HIV, que tem como objetivos: ampliar o acesso da população sexualmente ativa ao teste e à informação sobre transmissão, prevenção e tratamento destas Infecções Sexualmente Transmissíveis que são silenciosas; testar pessoas sexualmente ativas que nunca realizaram o teste anti HIV na vida; acessar e sensibilizar pessoas mais expostas ao HIV a fazerem o teste; e acompanhar todos os casos positivos até que cheguem à unidade de referência para acompanhamento e realização de exames.
SAE – O Serviço de Assistência Especializada atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 19 horas. Neste espaço são oferecidos exames médicos para acompanhamento do tratamento, consultas com enfermeiros e infectologistas, serviço social e psicológico, assim com os medicamentos (antirretrovirais) necessários.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome