Conheça o cará

0
680
SB post

Muito consumido principalmente nas regiões norte e nordeste, o cará é o alimento destaque da semana no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP). Parente bem próximo da batata-doce, o tubérculo surpreende por ser uma rica fonte de nutrientes importante para a saúde e embora tenha o formato mais arredondado, ainda é muito confundido com o inhame, embora este último tenha a forma mais alongada.
Antes um tanto esquecido, hoje o alimento foi redescoberto e voltou a fazer parte da gastronomia como um importante e delicioso acompanhamento para filé mignon e filé de salmão. Também faz muito sucesso entre os vegetarianos por ser considerado um ótimo substituto para a carne vermelha, pois possui alta concentração de ferro e protege contra a anemia.
É rico em carboidratos, altamente energético e possui uma grande quantidade de vitaminas do Complexo B. Também fortificam os nervos, estimulam o apetite, o crescimento e auxiliam no processo digestivo. Mas atenção: os nutricionistas recomendam que o cará faça parte da alimentação, mas não indicam para quem quer perder peso.
Na hora da compra, o ideal é escolher os que estão firmes, sem partes amolecidas ou mofadas e evitar os que estão murchos ou brotados. Durante 15 dias, ele continua sendo bem preservado sem refrigeração, desde que esteja em locais seco, frescos e arejados. Não é recomendado muito tempo na geladeira pois a umidade pode alterar o sabor.
Versátil, o cará pode ser consumido de muitas maneiras: em sopas, caldos, purês e refogados. Também pode ser usado no preparo de pães, bolos, cremes, biscoito, pirão, panquecas e tortas. No café da manhã ou na hora do lanche, os apreciadores do cará sugerem que ele seja cozido com sal, cortado em rodelas e saboreado com manteiga ou margarina.
Em 2017, o ETSP registrou a entrada de 4.673 toneladas de cará, principalmente nos meses de março a outubro, vindos das cidades de Piedade/SP, Tapiraí/SP, Mogi Mirim/SP, Elias Fausto/SP e Santa Leopoldina/ES. Destas cidades, Piedade é a maior fornecedora com 3.459 toneladas. O preço médio no atacado em 29 de março foi cotado a R$ 2,08.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome