Cruzamentos recebem faixas sobre segurança viária

0
344
SB post

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito (STT), iniciou nesta sexta-feira, dia 24, a instalação de faixas com frases elaboradas pelo Grupo de Segurança Viária, cujo objetivo é a conscientização sobre segurança viária nos cruzamentos de vias com maiores índices de acidentalidade, como trechos das avenidas Juscelino Kubitschek de Oliveira e Papa João Paulo I, e estrada de Nazaré. Através dessas ações, Guarulhos tem reduzido o número de óbitos ocasionados por acidentes de trânsito.

De acordo com o Infosiga – Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo -, no ano passado (2016), de janeiro a outubro, ocorreram 122 mortes e, este ano (2017), neste mesmo período, o município registrou 96.

Esta iniciativa conta com parceria do programa Vida no Trânsito, do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, e faz parte da política pública permanente e continuada de Educação para o Trânsito da Prefeitura.

Ato Ecumênico

Em homenagem às vítimas de trânsito, a Prefeitura promove neste domingo, dia 26, às 9 horas, um ato ecumênico no Parque Julio Fracalanza (rua Joaquim Miranda, 471, Vila Augusta )  e que contará com representantes das Igrejas Católica, Evangélica e de Matrizes Africanas. A ação, realizada, por meio da STT, marca o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito” comemorado no terceiro domingo de novembro, conforme resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2005.

Educação para o Trânsito

O resultado da redução no número de vítimas fatais nos acidentes de trânsito é fruto também de investimentos em Educação para o Trânsito da Prefeitura e que contemplam tanto o público adulto como infantil. A disseminação de conceitos básicos de segurança no trânsito para o público infantil de até 13 anos é realizada na Cidade Mirim Ayrton Senna da Silva, localizada no Parque Julio Fracalanza. De março ao início de novembro deste ano, 7.138 alunos, de 20 escolas municipais, foram beneficiados por ensinamentos básicos de trânsito por meio de atividades lúdicas e vivência prática no trânsito na Cidade Mirim.

Além disso, palestras temáticas (Saúde e Segurança no Trânsito, Comportamento no Trânsito e Direção Defensiva) e campanhas, como do Maio Amarelo, Semana Nacional do Trânsito e Semanas Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipats) de empresas atingiram este ano aproximadamente 500 pessoas. Muitas dessas ações são realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que capacitou os agentes de saúde para serem multiplicadores de Educação para o Trânsito.

Imagens: Divulgação/PMG

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome