São José usa tecnologia para agilizar deslocamentos

0
544
São José usa tecnologias para facilitar o dia a dia das pessoas - Foto: Claudio Vieira/PMSJC
SB post

A Prefeitura de São José dos Campos está investindo em soluções tecnológicas e em novas formas de atendimento para que os usuários do transporte público possam se programar e ter acesso aos serviços de forma simples, segura e eficiente.

Uma das novidades é o aplicativo Ônibus na Hora SJC, que vai permitir que o usuário consulte, pelo celular, todas as linhas que circulam pela cidade, por onde elas passam e a tabela de horários. Como o sistema está conectado ao GPS dos ônibus, a consulta pode ser feita em tempo real, assim o usuário consegue checar a localização do ônibus e em quanto tempo a linha aguardada vai passar, fazendo com que ele programe melhor suas viagens e evite esperas no ponto.

Atendimento automatizado

Para os usuários que preferem fazer a consulta por telefone, a URA (Unidade de Resposta Audível) vai agilizar informação sobre os percursos e horários das linhas de ônibus também em tempo real. Neste sistema, o atendimento é automatizado, oferecendo uma resposta rápida e padronizada, além de liberar os atendentes da Central 156 para o registro de outras solicitações, ampliando a capacidade de atendimento.

Mais conforto com unificação de serviços

Quando o assunto é facilitar o dia a dia da população, a integração dos serviços municipais e estaduais de trânsito e transportes na unidade do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), no Parque Industrial, na região sul, vai permitir que o munícipe possa recorrer de multas do Estado e do município; fazer licenciamento de veículos, processo de habilitação e renovação de CNH (Carteira Nacional de Habilitação); solicitar informações e aberturas de processo na Secretaria de Mobilidade Urbana; entre outros serviços, tudo no mesmo lugar.

Atualmente, a Prefeitura já conta com atendentes no Detran. A proposta é levar todo o setor de protocolo da Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura, ampliando o atendimento. Desde o início de 2018, as vistorias para renovação de alvará de transporte escolar, alternativo, fretado e táxi já estão sendo feitas na unidade.

Sistema de Notificação Eletrônica

A tecnologia também vai inovar na emissão de notificações e multas de trânsito. O município agora integra o SNE (Sistema de Notificação Eletrônica) que, entre outros benefícios, possibilita que o motorista receba a notificação pelo celular, além de poder indicar o real condutor pelo aplicativo e fazer o pagamento da multa com 40% de desconto.

São José dos Campos é a primeira cidade do interior do Estado de São Paulo a aderir ao SNE. Criado pela empresa Serpro (responsável pelo processamento de multas na cidade), a pedido do Departamento Nacional de Trânsito, o sistema integra as notificações provenientes de rodovias federais, além das estaduais e municipais, cujos órgãos tenham aderido à ferramenta.

Semáforo inteligente

Para os condutores, os recursos visam a fluidez. Desde de julho de 2017, o sistema TrafGo de controle inteligente de semáforos foi implantado na Avenida dos Astronautas, na região sudeste.

Utilizando uma tecnologia inédita no Brasil, o sistema funciona de forma integrada à maior plataforma de rastreamento de veículos, o Google Maps, permitindo o controle do tempo dos semáforos a partir de informações coletadas dos próprios carros, por meio dos aplicativos de navegação agregados à plataforma.

Com baixo custo de implantação e manutenção, já que dispensa a instalação de sensores na via, o sistema faz o monitoramento e controle em tempo real, otimiza ciclos, tempos de verde e defasagens dos semáforos, melhorando o sincronismo das vias e o tempo de deslocamento dos veículos.

Após oito meses de implantação, o sistema apresentou melhorias significativas no que se refere à redução dos tempos de percurso:

Domingo:  9,2%
Segunda-feira:  14,7%
Terça-feira:  11%
Quarta-feira:  7,8%
Quinta-feira:  11,4%
Sexta-feira:  12,2%
Sábado:  9,9%

Mais facilidades do Detran-SP

O Detran tem duas novidades para o condutor paulista em relação à sua Carteira Nacional de Habilitação: a CNH Digital e o envio gratuito do documento impresso pelos Correios.

Com todas as informações da habilitação impressa, inclusive foto e QR-Code, o documento poderá ser adquirido por meio do aplicativo CNH Digital, da Serpro (empresa de tecnologia da informação do governo federal), nas lojas virtuais PlayStore para sistema Android, ou na iTunes para sistema iOS.

É importante lembrar que a regra para obter a CNH digital é federal e o critério para emissão é que a habilitação esteja na validade, tenha o QR-Code e não tenha bloqueios — como suspensão, por exemplo.

Se o documento estiver vencido, o motorista deve renová-lo para pedir a versão digital. Caso ele não tenha ainda a versão com o QR-Code, é preciso solicitar uma segunda via — esse serviço pode ser feito de forma eletrônica, sem necessidade de ir a uma unidade. Hoje, 4,5 milhões de habilitações no Estado já dispõem do QR-Code.

Além da CNH digital, o Detran-SP adotou o envio automático e gratuito pelos Correios para todos os serviços relacionados à carteira impressa. A medida dará mais comodidade ao cidadão, que receberá o documento em sua residência sem custo adicional. A previsão é que esse procedimento tenha início em 30 dias.

MAIS NOTÍCIAS
Mobilidade Urbana

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome