Novembro Azul vai a todos os núcleos residenciais de Cubatão com exames,palestras e gincanas

Centenas de profissionais estão envolvidos nos 15 eventos para conscientizar sobre a importância do exame de próstata

0
345
SB post

A Secretaria Municipal de Saúde dá início na próxima terça-feira (21) a uma maratona de eventos em todo o município de Cubatão, despertando, conscientizando e orientando os homens sobre a importância da prevenção do câncer da próstata. É a campanha Novembro Azul que pretende atingir toda a população cubatense.

Além de conscientizar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata – o segundo tipo de câncer que mais mata no mundo (o primeiro é o câncer de pulmão) -, a Novembro Azul também pretende quebrar o preconceito que muitos homens têm com o exame do toque retal. Um segundo exame de sangue (PSA) também é muito importânte para o diagnóstico precoce, ampliando as chances de cura.

História – A campanha teve início há 14 anos, na Austrália, quando um grupo de trinta amigos teve a idéia de deixar crescer o bigode, fora de moda na época, para chamar a atenção para a saúde do homem. Nascia a Movember Foundation (junção das palavras inglesas moustache e november), uma organização sem fins lucrativos para persquisar e auxiliar no tratamento do câncer de próstata. Novembro foi o mês escolhido porque no dia 21 se comemora o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata.

Nesse pouco tempo, a campanha ganhou o mundo, atingindo diretamente mais de 20 países. No Brasil chegou com o nome de Novembro Azul e é multiplicada em, praticamente, todos os municípios do país.

Em Cubatão, a secretária de Saúde, Andrea Pinheiro, em parceria com diversos setores da sociedade, organizou uma extensa programação de Novembro Azul que vai atingir todo o município, envolvendo profissionais da Saúde, voluntários, artistas, educadores, palestrantes e oferecendo coleta de PSA, sorologias DST, exames laboratoriais e aferição de PA e dextro (o exame de glicose no sangue).

Calendário dos eventos
Vila dos Pescadores – Dia 21, início às 9 horas no Instituto Social Ambiental e Cultural Vila dos Pescadores com apresentação de peça teatral da Cia Exodus. Após o coffee break serão realizados coleta da PSA, sorologias DST, exames laboratoriais e aferição de PA e dextro.

Centro Social Urbano (Jardim Anchieta) – Dia 22, às 9 horas, palestra com a enfermeira Maria Anísia Paz Neres de Souza sobre a prevenção do câncer de próstata. Em seguida, Roda de Conversa com a educadora física Suzana Maria Rossi Teixeira.

Água Fria (ESF) – Dia 23, às 9 horas palestra com a enfermeira Cristiane Vieira Santos, sobre a Saúde do Homem e prevenção do câncer de próstata.

CSC 31 de Março – Dia 23, com início às 13h30 Consulta pré-agendada com clínico geral. Exames PSA e aferição de pressão. Atividade com a educadora física Suzana Maria Rossi Teixeira.

Vila São José (CSC) – Dia 24, às 8 horas oferecimento de exame PSA na unidade. Palestra com as enfermeiras Andreia e Luciana Rodrigues S. Soares. Atividade com a educadora física Maria Luíza de Toledo Lens Steola.

Cota 200 (ESF) – Dia 24, às 8 horas, aferição de pressão arterial. Às 9 horas, palestra com a enfermeira Lígia Costa Maia de Lima, com o tema Câncer de Próstada em Uma Breve Análise. Em seguida, abertura para perguntas.

Jardim São Francisco (Área 5) – Dia 24, 8 horas exames de PSA, Roda de Conversa e gincana com a educadora física Suzana Maria Rossi Teixeira.

Via Nova (CSA) – Dia 27, às 9 horas, palestra com a educadora física Suzana Maria Teixeira sobre A Saúde do Homem.

Centro (Policlínica) – Dia 27, 14 horas palestra com o urologista Dr. Márcio Nishima.

Vila Natal (EFS) – Dia 28, às 8 horas, exame de PSA na Unidade Vila Natal. Palestra com o fisioterapeuta Roberto Monteiro Júnior sobre Prevenção. Em seguida, atividade com a educadora física Maria Rossi Teixeira.

Cota 95 (ESF) Dia 28, às 9 horas, palestra com a enfermeira Dalva Silvana Gomes Orazi da Silva sobre a Saúde do Homem e prevenção do câncer de próstata.

Vale Verde (ESF) – Dia 28, às 13h30, Roda de Conversa com a educadora física Suzana Maria Rossi Teixeira e a enfermeira Maristela. Exames de PSA, aferição de pressão e dextro.

Jardim Casqueiro (CSC) – Dia 28 às 9 horas palestra com a enfermeira Silvia Helena Pires “A Importância do Exame da Próstata”. Em seguida, Roda de Conversa e exames PSA e dextro.

Vila dos Pescadores (ONG) – Dia 28 às 9 horas coffe break, Roda de Conversa e entrega de exames.

Morro do Índio (ESF) – Dia 29, às 9 horas palestra e Roda de Conversa sobre a Saúde do Homem com o enfermeiro Edson Ferreira Braz. Exames de PSA.

Ilha Caraguatá (ESF) – Dia 29, às 13h30, Roda de Conversa com a educadora física Maria Luíza e o médico generalista Dr. Amanderson. Exames de PSA.

Bolsão 8 (EFS) – Dia 30, às 14 horas, palestra com o médico generalista Dr. Wilson Roberto Silva sobre a Saúde do Homem.

Pilões (EFS) – Dia 30, às 7 horas, coleta de PSA. Às 9 horas, palestra sobre a Saúde do Homem com o médico generalista Dr. Ricardo.

Câmara Municipal – Dia 30, às 9 horas, palestra sobre a Saúde do Homem com o fisioterapeuta Roberto Monteiro Júnior.

Texto: Gilson Miguel – MTb.: 19.181/SP

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome