Com mais motos, Guarda de Barueri combate crimes com maior rapidez

0
1788
SB post

Já estão em patrulhamento pelas vias de Barueri, diuturnamente, 16 novas motos da Guarda Civil Municipal. Com 660 cilindradas (marca Yamaha), elas compõem o GTM (Grupo Tático de Motos), unidade da corporação que atua de forma dinâmica no policiamento ostensivo, devido à agilidade das motocicletas no trânsito.

O GTM dobrou sua frota, pois contava até então com apenas oito motos. “Com esse incremento, temos uma resposta mais rápida na repressão de atos delituosos, principalmente em horários de maior fluxo de veículos”, explica o inspetor Toni Alves Leite, responsável pela Companhia de Operações Especializadas da Guarda, que inclui a Romu (Ronda Ostensiva Municipal) e terá também o Canil.

A rapidez no deslocamento sobre duas rodas ainda permite a realização de ações especiais, como as operações de policiamento aos pontos de ônibus para coibir roubos no começo da manhã e no final da noite. Com planejamento estratégico, o GTM consegue cobrir um perímetro maior em menos tempo. “Agora são 16 guardas atuando dia e noite em toda a cidade”, afirma o inspetor Toni.

Resgate mais rápido
A Defesa Civil de Barueri (que, como a Guarda, integra a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana) também recebeu motocicletas. Agora o Resgate Municipal, coordenado pelo órgão, conta com três motos.

“A moto consegue chegar rapidamente ao local da ocorrência e vai prestar o primeiro atendimento, principalmente em horários de pico, quando o trânsito é mais intenso”, explica Rogerio Brambilla, coordenador de Proteção e Defesa Civil de Barueri. “Elas são conduzidas por agentes com cursos de pronto-socorrismo e de pilotagem de motos e, nos períodos de maior fluxo de veículos, ficarão posicionadas em pontos estratégicos, como a base de segurança na alameda Rio Negro, em Alphaville”, informa.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome