Alunos da rede de Barueri se preparam para as provas do Ideb

0
798
Alunos da rede de Barueri se preparam para as provas do Ideb
SB post

Investir em educação de qualidade e em mecanismos para garantir a aprendizagem dos alunos da rede tem sido uma das principais preocupações da Secretaria de Educação de Barueri. Uma das metas de Barueri é elevar, cada vez mais, a colocação dos estudantes da cidade com boas notas no Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Com o intuito de subsidiar as práticas pedagógicas no preparo dos alunos para a prova Brasil de 2019, a Secretaria de Educação está promovendo diferentes ações como formação de língua portuguesa e matemática aos professores do Fundamental I (4º e 5º anos) e Fundamental II (6º aos 9º anos), aplicação da avaliação diagnóstica inicial, tabulação e análise dos resultados e plano de ação.

Algumas escolas já estão se destacando em trabalhos que visam despertar a atenção de alunos, professores e pais sobre a importância do Ideb. As Emefs Benedito Adherbal Farbo, Margarida Maria Maciel, Reverendo Deiró, Fioravante Barleta, Oswaldo Batista, Maria Meduneckas, Lênio Vieira de Moraes e Alcino de Souza, por exemplo, realizam uma série de atividades sobre o tema.

Nas reuniões de pais, realizadas no mês de maio, foi informado o que é o Ideb e o índice de cada escola, com panfletos e painéis informativos. Foi estabelecida uma parceria com a família, visando a melhoria da aprendizagem dos estudantes.

De acordo com a supervisora de ensino, Márcia Maria Pereira,   as escolas estão desenvolvendo ações interativas com simulados para as turmas do 4° e 8° anos focando em língua portuguesa e matemática aos moldes da Prova Brasil. “O   objetivo é promover uma efetiva aprendizagem de excelência com equidade para todos”, explicou.

Ideb
O Ideb é um indicador estatístico de qualidade da educação, que combina informações de rendimento escolar de estudantes do Ensino Fundamental e Médio (taxas de aprovação calculadas a partir do Censo Escolar) com informações de desempenho obtidas em exames que integram o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome