Prefeitura de SP entrega primeira etapa do muro de vidro da raia olímpica da USP

Parcerias com a iniciativa privada viabilizaram o projeto que prevê mais de 2 mil metros de muro ao longo da Marginal Pinheiros

0
1078
MURO DE VIDRO DA RAIA OLÍMPICA DA USP HELOISA BALLARINI/SECOM
SB post

O prefeito João Doria entregou na quarta-feira (4) a conclusão da primeira etapa do novo muro da raia olímpica da Universidade de São Paulo (USP). Está prevista a instalação de painéis de vidro em aproximadamente 2 quilômetros de extensão, na Marginal Pinheiros. A ação foi viabilizada por meio de parcerias com a iniciativa privada, após entendimento entre a Prefeitura e a Universidade. A USP foi responsável pelo chamamento público dos parceiros.

“Foram oito meses de trabalho para chegar a este resultado desde o planejamento ao início da execução. É uma obra inusitada. É a maior extensão em linha reta de vidro da América Latina”, destaca o prefeito João Doria.

O projeto total, além de modernizar a área, permite a visualização da raia olímpica e diminui o ruído para os frequentadores da área. Cada painel tem 1,80 metros de largura e 3,15 metros de altura. Os vidros são temperados com 12 milímetros de espessura e película de proteção. As placas de vidro também estão recebendo adesivos com imagens para evitar a colisão das aves que voam na região. No total, serão usados 12.680 m² de vidro jumbo (221.000 kg).

O vidro temperado se fragmenta em pequenos pedaços, em caso de quebra, que ficam aderidos na película, garantindo a segurança dos motoristas e frequentadores, e não atrapalham o trânsito na Marginal, uma vez que não se espalharão na pista. O material é mais resistente do que um vidro comum. A reflexão também se mantém dentro das normas de similaridade dos para-brisas dos carros. Todo o trecho contará com câmeras de monitoramento. Também serão feitos o paisagismo e a iluminação por LED da área. O objetivo é valorizar a beleza da natureza do local.

A primeira fase da obra foi iniciada em outubro de 2017 e a demolição de parte do muro de concreto ocorreu no último dia 31 de março. Os restos do muro, cerca de 2.900 m³ de entulho, estão sendo transformados em brita e pó de pedra para que eles possam ser reutilizados na manutenção das calçadas da Universidade. A segunda fase já está em andamento. Foram executados 200 m² de vigas de concreto e a retirada do restante do muro antigo está prevista para o final de abril.

O projeto é assinado pelo escritório de arquitetura Jóia Bergamo. Orçado em R$ 20 milhões, está sendo custeado por mais de 40 empresas, não onerando financeiramente a Universidade.

A raia olímpica, paralela à Marginal Pinheiros, é um conjunto esportivo destinado à prática do remo e da canoagem. Conta com vestiários, sala de musculação, pista rústica, barcos e garagem. Foi inaugurada em 1973, tem 2.200 metros de extensão por 100 metros de largura.

Veja a relação das empresas envolvidas com o projeto:

1 – Prevent Senior

2 – Ci&Lab – Projetos e Consultoria em vidros, esquadrias e fachadas

3 – Grupo Auruz

4 – LuxaLum – Esquadrias de Alumínio

5 – PWJ – Esquadrias

6 – Grfer- Acessórios para Fachadas e Gradis

7 -Geofix – Fundações

8 – Ambiente Brasil Engenharia

9 – Falcão Bauer

10 – GCl Brasil

11 – InoxPar

12 – CBA – Companhia Brasileira de Alumínio

13 – Farah Service

14 – Afeal  – Associação Nacional dos Fabricantes de Esquadrias de Alumínio

15 – Alumitre – Esquadrias

16 – Peri Brasil

17 – Cobrecom – Fios e cabos elétricos

18 – Felgus – Engenharia

19 – Crescencio Petrucci Consultoria e Engenharia

20 – Artalum – Artes em Alumínio

21 – RDL

22 – ArcelorMittal

23 – Setin – Incorporadora

24 – Concreto – Cortesia

25 – Tempermax

26 – DowCorning – Silicone de alta performance

27 – Engeilha – Terraplanagem em geral

28 – Roper – Sustentabilidade Ambiental, Terraplanagem e Gestão de Obras

29 – MJ Santos – Empreiteira de Obras

30 – Peebox

31 – Guardian – Vidros e Espelhos

32 – Penha Vidros – Comércio e Distribuição de Vidros

33 – Cosbiem

34- Schlegel

35 – Joia Bergamo

36 – FMK Makers

37 – COMGÁS

38 – SealWay

39 – Global Drone Tech

40 – RedStar

41 – Divinal Vidros

42 – Leroy Merlin

43 – Magna Studio

44 – Apoio – Assessoria e Projeto de Fundação

45 – MJ Santos – Empreiteira de Obras

 

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome