“Dia D em Guarulhos – As Competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular)”. Esse foi o tema da palestra que aconteceu no dia 28/02, no Teatro do Adamastor, ministrada pela professora Cleuza Repulho, mestra em Educação pela Universidade Mackenzie e consultora sênior da Fundação Lemann. O Dia D remete à discussão da BNCC em todo o país e municípios.
O encontro, inciativa da Secel (Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer) por meio do DOEP (Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas), promoveu a diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos da Rede uma reflexão sobre o ensino com vistas à melhoria do sistema educacional.
Para Cleuza Repulho, que enfatizou o reconhecimento e respeito pelo trabalho da Rede Municipal de Guarulhos, o documento norteia e contribui para transformações fundamentais. “É necessário que as metas estabelecidas pelo PNE (Plano Nacional de Educação) sejam cumpridas. Com a Base Nacional, as escolas poderão estruturar um currículo mais realista, trazendo mais transparência ao processo de ensino. O principal é garantir que todos os alunos tenham o direito à educação, e que a escola pública seja um direito para todos e que atenda cada um”, avalia.
No contexto da BNCC, Cleuza observou que o Plano Nacional de Educação determina as diretrizes, metas e estratégias para a política educacional, destacando aspectos como desenvolvimento cognitivo e emocional, resolução de problemas, interação social, valores e atitudes éticas, uso de tecnologia, aprendizagem contínua, compartilhamento de informações, desenvolvimento pleno das linguagens e análise e interpretação de dados.
Por meio da assessoria com a Fundação Lemann, a Secel deu início em 2017 às discussões e estudos do novo documento, o que marca o processo de adaptação da Proposta Curricular da Rede Municipal de Guarulhos à Base Nacional.
De acordo com o MEC, além de enfatizar a compreensão e produção de novas tecnologias digitais de informação e comunicação e estar alinhada aos melhores e mais qualificados sistemas educacionais do mundo, a BNCC se caracteriza por pluralidade e contemporaneidade fundamentais para a melhoria da qualidade e da equidade da educação no Brasil.
Imagem: Carla Maio/PMG