O ácido hialurônico e suas formas de uso

0
833
O ácido hialurônico e suas formas de uso
SB post

O ácido hialurônico tem ganhado bastante espaço no mundo da beleza, porém ele não é novo!

Na verdade, o ácido hialurônico sempre esteve com a gente. Ele é uma molécula de açúcar produzida pelo nosso próprio organismo. Ou seja, ele está em todo o nosso corpo, especialmente na pele, estando 56% apenas nela.

Por ser uma substância umectante, ela retém uma enorme quantidade de água, podendo ser encontrada também nas articulações, e até mesmo no globo ocular.

Benefícios do ácido hialurônico

Por fazer essa retenção de líquido, ele mantém a pele hidratada por muito mais tempo. O ácido hialurônico tem como objetivo estimular na formação das fibras de colágeno e elastina.

Entretanto, a partir dos 25 anos o corpo começa a produzir menos dessa substância. Com isso vem o surgimento das rugas, do bigode chinês e das olheiras. Por isso a necessidade de repor.

Mais alguns dos benefícios do ácido hialurônico:

  • Melhora a firmeza e a elasticidade da pele;
  • Potencializa a hidratação;
  • Retarda o envelhecimento;
  • Reduz o aparecimento de rugas e manchas;
  • Alivia as olheiras;
  • Ajuda na cicatrização da pele;
  • Previne doenças como artrite reumatoide, inflamações articulares, entre outras.

Veja também: 4 Avanços tecnológicos importantes na área farmacêutica

Formas de uso do ácido hialurônico

Há muitas formas de repor o ácido hialurônico no organismo, como cremes, gel, cápsulas e pó. Além disso, ele também é utilizado em alguns procedimentos estéticos, como o preenchimento e a harmonização facial!

Por ser algo que o nosso próprio corpo produz, ele é considerado natural, tendo um baixo nível de rejeição. Mas mesmo assim, a orientação de um profissional de saúde é imprescindível.

Então se você está querendo trazer firmeza, suavização das rugas e das linhas de expressão – além de uma pele mais uniforme e rejuvenescida – você pode utilizar-se desses modos do ácido hialurônico:

1. Ácido hialurônico em creme

O ácido hialurônico pode ser encontrado em cremes. Você pode encontrar somente ele na fórmula ou acompanhado de outros nutrientes. Além de cremes, tem também a versão em gel, sérum facial ou água termal.

Como utilizar: Após uma limpeza de pele, o creme deve ser utilizado em pequena quantidade, de 3 a 4 vezes por semana. Fique atento na consistência, ele não deve ser oleoso, a textura deve ser leve.

Ou você pode optar pela versão sérum – que é o ácido hialurônico na sua forma mais pura.

2. Cápsulas de ácido hialurônico

As cápsulas e comprimidos contendo o ácido hialurônico têm a função de retardar o envelhecimento da pele de dentro para fora.

Entretanto, essa opção tem que vir por indicação de dermatologista para a prescrição da dose. Além de ser uma forma de tratar problemas nos ossos e olhos.

Como utilizar: O uso deve ser de uma cápsula por dia, junto às refeições. O tempo de consumo é indicado por um médico, e não deve exceder o período de 3 meses.

3. Ácido hialurônico injetável

Como já mencionado, o ácido hialurônico pode ser usado na técnica de preenchimento.

O líquido é injetado em partes do rosto para repor volume em determinadas regiões, diminuir rugas, sulcos, linhas de expressão e corrigir olheiras e cicatrizes de acne.

Ele também pode ser utilizado para dar volume nos lábios e bochechas.

Como utilizar: Esse procedimento é estritamente necessário ser feito por um médico dermatologista ou um cirurgião plástico. Ele aplica uma anestesia local e injeta pequenas quantidades de ácido.

Leva cerca de 30 minutos e não é necessário a internação do paciente. O resultado pode durar de 6 meses a 2 anos. Dependendo de muitos fatores como quantidade aplicada, organismo de cada um, profundidade e quantidade de rugas.

Ácido hialurônico nos cabelos

Isso mesmo, ele está em todo o lugar!

Assim como na pele, o ácido hialurônico pode ser um nutriente muito importante para o cabelo.

Quando utilizado junto com shampoos, condicionadores e outros produtos capilares, o ácido é absorvido para o interior da fibra capilar e elimina o aspecto ressecado. Além disso, melhora o cabelo quebradiço e a aparição de pontas duplas.

Com essa reparação e reconstrução da estrutura capilar, as madeixas ganham uma aparência mais saudável.

Resumo

Como você pode ver, o ácido hialurônico tem diversas formas de uso.

Mas além disso, ele também é muito importante para o tratamento de doenças como artrite reumatoide, sinovites e inflamações articulares.

Apesar de ter essa outra funcionalidade, ele vem sendo muito utilizado no setor da beleza, e cada vez mais vem ganhando visibilidade e formas.

Antes era utilizado apenas no rosto, agora podemos encontrar até mesmo em produtos capilares!

Além disso, outras fórmulas vêm surgindo. Em casas de manipulações, você pode pedir para que ele venha com outros nutrientes, como vitamina C, vitamina E, vitamina A, Coenzima Q10, além de muitas outras fórmulas de manipulação.

Mas fique atento! Consulte sempre um dermatologista para lhe orientar qual é o seu tipo de pele, e qual o tratamento mais adequado para você! Não inicie uso de produtos nem faça tratamentos sem antes consultar um profissional de saúde especializado e devidamente certificado.

Gostou dessas dicas? Tem outras? Conta pra gente!

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome