Contágio de conjuntivite pode aumentar no verão

Oftalmologista alerta a importância de manter cuidados de higiene e evitar manipulação ocular desnecessária

0
537
SB post

Vermelhidão, coceira, ardência, sensibilidade à luz e sensação de areia nos olhos. Estes são alguns dos sintomas da conjuntivite. Muito comum durante o verão, a doença é um processo inflamatório da conjuntiva (membrana transparente e vascularizada que reveste o globo ocular) e pode ser infecciosa, quando causada por vírus ou bactérias, ou não-infecciosa, ocasionada por alergia, por exemplo.

Segundo o oftalmologista do Visão Institutos Oftalmológicos Samuel Duarte o contágio na estação mais quente do ano ocorre, principalmente, nos usuários de piscinas coletivas como em clubes e hotéis e, também, em locais turísticos já que costumam ter aglomerados de pessoas frequentando o mesmo local. O médico alerta para que as pessoas evitem frequentar locais em surtos e os conglomerados. “O melhor asseio possível diminui o risco de contaminação”, afirma.

Para diminuir o risco de contágio, o mais importante é manter os cuidados de higiene e evitar manipulação ocular desnecessária. “Se algum familiar estiver com a doença, deve-se evitar o compartilhamento de toalhas, roupas de cama e travesseiro. É importante que, tanto o familiar doente quanto os demais domiciliares, limpem as mãos frequentemente. Lembrar de higienizar com álcool as maçanetas das portas, torneiras das pias, corrimãos de escadas e telefones compartilhados para evitar a contaminação”, explica o oftalmologista.

As conjuntivites costumam ter um período limitado e com resolução espontânea. O tratamento geral inclui lubrificação e compressas frias. “Em alguns casos específicos o médico oftalmologista poderá prescrever remédios. É importante salientar que a automedicação e uso indiscriminado de anti-inflamatórios pode ser prejudicial. O colírio de corticoide quando usado nas conjuntivites virais melhoram o conforto ocular mas prolongam a doença. Devem ser usados apenas com prescrição do oftalmologista nos casos necessários”, reforça Dr. Samuel.

O oftalmologista ressalta ainda a importância da detecção precoce e chama a atenção da população quanto à necessidade de buscar ajuda de um especialista quando há o aparecimento dos primeiros sintomas. “O diagnóstico profissional garante a indicação do tratamento mais correto e no período exigido, além de evitar que a infecção se agrave”, conclui o médico.

Visão Institutos Oftalmológicos

Há mais de 25 anos no Distrito Federal, o Visão Institutos Oftalmológicos é uma empresa tradicional e sólida que cresceu com a capital federal, tendo sempre em foco seus pilares de excelência, tecnologia e humanização do atendimento. Com mais de 60 oftalmologistas especializados para cobrir todas as áreas da oftalmologia: oftalmopediatria, cirurgia refrativa, oftalmoplástica, córnea, tratamento de catarata, glaucoma e outras doenças oculares, o Visão possui 8 unidades de atendimento: Asa Sul, Asa Norte, Guará, Ceilândia, Taguatinga Norte, Gama, QNJ e Samambaia Norte. Certificado pela ISO 9001/2015 para consultas, exames e cirurgias e em processo de acreditação pela ONA, o Visão conta com um programa de rastreamento e qualificação de fornecedores para garantir a segurança e a melhor experiência para o paciente.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa
Imagem Corporativa
(61) 3039-8101 / 3542-1501

Website: http://www.visaoinstitutos.com.br/

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome