Conheça os procedimentos odontológicos para recuperar e alinhar a dentição

0
34
Conheça os procedimentos odontológicos para recuperar e alinhar a dentição
SB post

A administração da vida é bastante complexa, afinal, são muitos os elementos que precisamos dar conta para vivermos bem. Um dos principais aspectos é o cuidado com a saúde do corpo, bem como identificar formas de saúde corporal e bucal, como recuperar e alinhar o sorriso.

A saúde bucal entra nesse requisito, pois uma boca saudável e dentes bonitos são essenciais tanto para garantir uma boa mastigação, como maior autoestima, já que como diz um velho ditado “o sorriso é o nosso cartão de visitas”.

Nesse sentido, um dos elementos mais importantes para garantir um sorriso bonito e também garantir a funcionalidade da boca e dos dentes são os processos de reabilitação dentária, que incluem o uso de aparelho ortodôntico, ou mesmo implantes, entre outros, para restabelecer a mordida.

Esses procedimentos visam a correção do alinhamento do dente, evitando problemas que podem ocorrer em outras partes da boca.

No presente artigo abordaremos alguns dos procedimentos odontológicos que são feitos para alinhar e recuperar os dentes.

A importância da reabilitação dentária

Os dentes e a boca são partes importantes para o corpo, e quando este está com algum problema é comum que cause uma vida não tão satisfatória.

Neste quesito a reabilitação dentária se destaca, já que consiste na realização de vários procedimentos, como implante dentário e aparelhos ortodonticos, para que o sorriso e a saúde bucal sejam mantidas de forma completa e agradável.

Existem dois benefícios que podemos citar para todas as pessoas que realizam procedimentos odontológicos para recuperarem o alinhamento e o sorriso.

1. Devolução da função

Um dos primeiros benefícios da realização da reabilitação dentária é a restauração das funções dos dentes e também das gengivas.

Isso porque esse processo permite que tanto a mastigação como a fala ocorram de maneira adequada.

O procedimento também traz estabilidade para alguns sistemas corporais que estão relacionados à boca, permitindo que o corpo fique mais equilibrado.

Um dos procedimentos principais que visam a devolução da função da boca e dos dentes é o aparelho de dente.

2. Ganho estético

Um outro componente essencial para a realização dos procedimentos odontológicos é o ganho estético, pois os dentes ficam mais alinhados, mais bonitos e mais brancos também. Com isso, consequentemente, a autoconfiança e a autoestima são ampliados.

Agora que entendemos os benefícios que são adquiridos ao adotar a reabilitação dentária, como o uso de aparelho movel, entenderemos com mais detalhes alguns desses procedimentos e a importância para uma vida saudável e muito equilibrada.

Confira no tópico a seguir.

Os aparelhos ortodônticos

Os aparelhos ortodônticos talvez sejam um dos procedimentos odontológicos mais conhecidos, e não é por menos, a procura por tal tratamento ocorre pois as pessoas querem ficar com os dentes alinhados e o sorriso perfeito.

Entretanto, o uso dos aparelhos ortodônticos vai além do simples tratamento estético, pois a estrutura também possui uma importância quanto à estrutura da boca e das arcadas dentárias.

Algumas das situações em que o aparelho dental pode ser usado com bastante sucesso são:

  • Correção de dentes apinhados;
  • Diastemas (dentes da frente separados);
  • Mordidas profundas, abertas ou cruzadas;
  • Tracionamento dos dentes;
  • Ajuntamento de dentes.

Essas são as situações mais comuns de uso do tratamento com aparelho dental. Outra situação na qual esse procedimento é indicado é para a melhora nas disfunções temporomandibulares.

As disfunções temporomandibular ocorrem nessa articulação, envolvendo os músculos mastigatórios, as articulações das mandíbulas e também todas as estruturas que se relacionam com esse processo.

O aparelho permite o rearranjo das estruturas e evita os sintomas causados pelas disfunções como dores de cabeça, dores na região do ouvido e do pescoço.

Assim, os aparelhos ortodônticos são essenciais para dentes alinhados e uma boa estrutura dental, bem como também pode influenciar na respiração e alimentação.

No tópico abaixo falaremos sobre alguns tratamentos mais voltados à estética, como o clareamento dental.

Procedimentos estéticos dentais

Um dos procedimentos estéticos mais procurados recentemente é o clareamento dental.

Esse tratamento é feito com um gel clareador que pode ser tanto aplicado no consultório, ou feito em casa por meio de uma moldeira e com acompanhamento semanal com o dentista.

Esse tratamento visa devolver o tom claro dos dentes, tornando-os mais brancos. Segundo estudos, este tratamento pode devolver até sete tons da cor original. Além de dentes amarelados, dentes escurecidos também se beneficiam deste tratamento.

Outro tratamento bastante procurado são as facetas de porcelana, que ao contrário do clareamento, consiste na colocação de uma fina lâmina de porcelana na superfície dos dentes, tornando mais brancos e que também pode contribuir com o alinhamento e dimensionamento da estrutura.

Portanto, vimos que as reabilitações dentárias são essenciais para deixar os dentes alinhados e mais bonitos.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações, dicas e conteúdos ricos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome