Ansiedade: veja 9 hábitos para ter um sono tranquilo

Quem sofre com ansiedade tem um que inconveniente que complica ainda mais o quadro: não dormir bem. O psiquiatra Cyro Masci, mostra que alguns hábitos simples podem ajudar de forma eficiente a melhorar o problema.

0
581
SB post

A quantidade e a qualidade de sono que cada indivíduo deve ter variam de pessoa para pessoa.

Quem sofre com ansiedade tem um que inconveniente que complica ainda mais o quadro: não dormir bem. O psiquiatra Cyro Masci, autor do e-book gratuito “Síndrome do Pânico: Psiquiatria com Abordagem Integrativa” (https://goo.gl/7XiJJ3), mostra na publicação que alguns hábitos simples podem ajudar de forma eficiente a melhorar o problema.

A rotina de sono, segundo o profissional, deve ser muito bem administrada. “Dormir não é uma atividade passiva, em que não acontece nada. Passamos quase um terço da vida dormindo porque é durante o sono que vários mecanismos de restauração do corpo, e especialmente no cérebro, acontecem”, explica o médico. E acrescenta: “Se você impedir ou dificultar seu organismo de se restaurar durante o sono, isso vai ser uma grande sobrecarga ao cérebro, o que pode piorar a ansiedade”.

A quantidade e a qualidade de sono que cada indivíduo deve ter variam de pessoa para pessoa. Considere que uma criança pequena passa a maior parte de seu tempo dormindo. Um idoso passa a maior parte de seu tempo acordado. “Entre essas duas extremidades, cada um tem uma necessidade específica, não sendo de exatamente 8 horas, como se diz comumente”, explica o psiquiatra.

De acordo com ele, o melhor meio de se saber o número de horas necessárias é verificar o estado geral ao acordar. “A pessoa não deve se sentir irritada ou cansada logo pela manhã”, orienta Cyro Masci.

Confira abaixo 9 hábitos podem favorecer a qualidade do sono:

1 – Exercícios físicos moderados, especialmente os de alongamento, e até 2 horas antes de dormir, podem ajudar.

2 – Procure usar travesseiro e colchão adequados. O travesseiro deve ser confortável, e o colchão deve possuir uma densidade compatível com seu peso. Lojas de colchões costumam ter tabelas ilustrativas.

3 – O quarto deve estar escuro, a luz interfere na liberação de melatonina, o hormônio cerebral que leva ao sono. A temperatura deve estar agradável e o quarto o mais silencioso possível. Portanto, esqueça o aparelho de TV no quarto, se você cochilar enquanto assiste algum programa, vai prejudicar o sono. E, se você mora em um local com barulho, pense em investir numa janela acústica, assim como em revestimento nas paredes.

4 – Se dormiu mal uma noite, não fique dormindo até mais tarde. Não permita que seu organismo inverta a noite com o dia.

5 – Procure tomar um banho quente, de chuveiro ou banheira, se possível diminuindo a intensidade de luz, usando um abajur ou uma lanterna.

6 – Quando sentir sono, vá para a cama. Se você tentar lutar contra ele, possivelmente irá ganhar…

7 – Mantenha um horário regular para dormir. Permita que seu organismo desenvolva um ritmo interno apropriado.
8 – Use 20 a 30 minutos do seu tempo se preparando para dormir. Fale de coisas agradáveis, ouça música suave, leia um livro monótono (e não um que desperte a atenção).

9 – Se não tiver sono, não fique na cama. Levante e vá fazer coisas não excitantes.

Website: http://www.masci.com.br

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome