5 dicas sustentáveis para você ter no cotidiano

0
229
Creative concept of energy efficient light bulb
SB post

Hoje em dia se fala muito em preservação ao meio ambiente e cuidar dos recursos finitos oferecidos pelo planeta. No entanto, isso é muito distante da prática para muitos indivíduos ainda. É hora de adquirir hábitos mais sustentáveis para o bem do meio ambiente.

Um hábito leva cerca de 66 dias para virar automático em nossa rotina. Por isso, você só precisa praticar as dicas por pouco mais de dois meses e já estará com hábitos mais sustentáveis. Descubra 5 dicas sustentáveis para você ter em seu cotidiano.

1 – Consuma energia elétrica de modo consciente

Se você não tem dinheiro o suficiente para investir em uma casa toda com energia sustentável, com a utilização de painel solar e outros, ainda há maneiras de consumir energia elétrica de modo consciente.

No cotidiano, a maior parte das casas brasileiras cria uma demanda que é suprida pelos sistemas de distribuição. No entanto, as usinas hidrelétricas prejudicam o meio ambiente.

Por isso, crie o hábito de apagar a luz quando sair de um local. Além disso, ajuste o uso de energia em áreas externas. Outra necessidade é guardar o máximo de volume necessário para encher uma máquina de lavar e utilizá-la apenas em uma lavagem única.

Dessa maneira, você vai economizar energia elétrica e poupar na conta de luz.

2 – Não desperdice alimentos

Evitar o desperdício de alimentos diminui os gastos com o supermercado. Além disso, traz benefícios para sua saúde. O recomendado é cozinhar refeição por mais de um dia e deixá-la separada em potinhos na geladeira.

O desperdício de comida faz mal para o meio ambiente porque a agricultura é responsável por utilizar 70% da água doce de todo o planeta. Se você desperdiça comida, precisa repô-la. E assim, a agricultura utiliza mais água. Ou seja, mais trabalho para as hidrelétricas.

3 – Reutilize e recicle

Reutilizar materiais que iriam para o lixo é vantajoso para vida pessoal e para a preservação do meio ambiente. Também vale manter um copo no ambiente de trabalho, sem precisar utilizar copos descartáveis.

Além disso, em vez de jogar óleo no esgoto, você pode fazer o descarte correto desse material. Existem formas de reciclar o óleo que não fazem mal para a preservação da natureza.

4 – Separe o lixo reciclável

Separar o lixo reciclável diminui a quantidade de resíduos que vão para aterros sanitários. Dessa forma, polui menos a natureza.

A reciclagem de materiais recicláveis gera empregos. Muitas pessoas vivem da coleta, separação e tratamento de resíduos recicláveis. Além disso, não é necessário muito esforço para criar esse hábito em sua rotina. Basta separar o lixo em dois: resíduos orgânicos e materiais recicláveis.

5 – Compre direto do produtor

Sempre que você conseguir, compre direto do produtor. Isso incentiva microempreendedores e pequenos empreendedores, além de trazer economia de gastos para você.

Ao não precisar de distribuidores e revendedores, você consegue desconto nos produtos. Por isso, procure por empresas legalizadas que emitem nota fiscal. No entanto, prefira sempre o pequeno produtor. Dessa forma, você incentiva a microeconomia, não compra produtos industrializados, consome mais produtos naturais e economiza com isso. Não esqueça de evitar o desperdício e só comprar o necessário.

 

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome