SP ganha Centro Nacional de Referência em Empreendedorismo

Espaço entra em atividade no Palácio dos Campos Elíseos, prédio histórico localizado na área central da capital paulista

0
496
O Palácio dos Campos Elíseos foi inaugurado em 1899 e pertencia ao cafeicultor e político Elias Pacheco Chaves
SB post

O governador Geraldo Alckmin participou, na terça-feira (3), da cerimônia de inauguração do Centro Nacional de Referência em Empreendedorismo, Tecnologia e Economia Criativa. O espaço é administrado pelo Sebrae-SP no Palácio dos Campos Elíseos, prédio histórico localizado na área central de São Paulo e cedido pelo Estado desde julho de 2017.

“Foram R$ 20 milhões de reais de investimento do Estado no edifício, que reabre em uma parceria com o Sebrae. O local será um espaço de referência para o empreendedorismo e economia criativa, atividades muito importantes para o território paulista. O prédio está totalmente restaurado e com acessibilidade”, destaca Alckmin. “A economia criativa é a que mais vai crescer, vai possibilitar a distribuição de renda, irrigar a economia, estimular a atividade empreendedora, a criatividade”, completou.

O projeto beneficiará cerca de 20 mil empreendedores e potenciais empresários por ano. Pensado de forma colaborativa, o Centro de Referência é um grande polo para empreendedores, startups, investidores, grandes empresas e governo. O local contará com salas de capacitação, coworking, processos de aceleração de startups e programas de open innovation para parceiros.

O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, lembrou do esforço feito por todos os parceiros para a criação do Centro em um prédio que simboliza a história empreendedora da cidade. Segundo ele, a cidade de São Paulo é responsável por 70% da decisão de investimento no Brasil. “O Centro será o palco ideal da exposição e do encontro de acesso a mercado de investidores para apostar nas ideias empreendedoras”, afirmou.

As ações têm o objetivo de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos negócios criativos, reconhecendo o papel central da inovação e da tecnologia em um mundo cada vez mais digital e dinâmico.

O diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano, ressaltou que a cultura estará sempre representada no espaço, e que a vocação do Centro para a inovação e a economia criativa é uma aposta certa. “Se pensarmos nas cinco empresas mais valiosas do mundo no ano 2000, apenas uma era da área de tecnologia. Hoje, das cinco empresas mais valiosas, cinco são de tecnologia. Criar um espaço que privilegia o acesso e a difusão da informação, da inovação e da tecnologia mostra que São Paulo continua conectada aos desafios do futuro”, disse.

O projeto foi todo desenvolvido pensando na preservação das características arquitetônicas e históricas do local, datado do final do século 19. O subsolo abrigará salas de startups e será ocupada por novos empreendedores que pensarão ações para empresas em fase inicial que buscam explorar inovações no mercado.

Um dos principais fatores para a instalação do Centro foi a oportunidade de ocupar um prédio histórico, amplo e bem estruturado no coração de São Paulo e próximo à Escola de Negócios do Sebrae-SP, na Alameda Nothmann. Com isso, o Sebrae também pretende incentivar o intercâmbio entre esses dois locais e estimular a produção de ideias e negócios inovadores.

Atividades

As primeiras atividades do Centro começarão no primeiro andar, onde funcionam uma aceleradora de startups, com 11 empresas paulistas selecionadas (veja lista abaixo) entre 120 inscritos, um espaço de coworking, duas salas para capacitações, salas de reuniões e a área administrativa do Sebrae-SP.

Cada espaço terá toda a infraestrutura necessária para as atividades, como estações de trabalho, estrutura de tecnologia, cabines para reuniões e videoconferências. O Centro já inicia com duas edições do programa Speed Mentoring, que tem como objetivo potencializar uma ideia, um time e/ou empresa incipiente de forma intensiva, em curto espaço de tempo e com foco no seu segmento de atuação.

A implementação será feita em duas fases: o Sebrae Innovation Hub, em que as melhores práticas do Vale do Silício irão se unir à experiência de mercado do Sebrae; e o Open Innovation, que é a conexão do Sebrae Innovation Hub aos melhores especialistas setoriais, conectando os clientes tradicionais do Sebrae, agentes culturais e artistas com o mundo digital, em programas de inovação, tecnologia e aprimoramento em gestão.

Em seu primeiro ano, o Centro atuará baseado no tema “Cidades Inteligentes – Smart Cities”, envolvendo a sociedade e explorando potenciais negócios que surgem com a revolução digital. Dentro desse tema, estão previstas ações nos segmentos de saúde, educação, mobilidade, segurança, empreendedorismo, construções inteligentes, energia e meio ambiente, indústria 4.0, varejo, agrotech e entretenimento. E para isso serão formados quatro grupos de trabalho nos segmentos de tecnologia, mídia, consumo e cultura.

Os quatro pavimentos do Palácio dos Campos Elíseos serão gradativamente ocupados pelas diversas atividades do Centro. A partir do segundo semestre, o átrio vai abrigar o Mídia LAB, o BootCamp e os espaços de competição e de eventos, enquanto o subsolo receberá os Meetups, o Meeting Corp e o Fab LAB, além de uma cafeteria.

Em uma segunda fase do projeto, será instalado o Espaço Memória, um local destinado para exposições temporárias que abordarão temas estratégicos do Centro e contarão a história do empreendedorismo, da economia paulista, da região central de São Paulo e do Palácio Campos Elíseos.

Para o primeiro ano do projeto, a previsão é que sejam feitos 4 mil atendimentos de negócios e 16 mil participantes em eventos e ações. Uma série de atividades também serão desenvolvidas para alunos de escolas públicas, Etecs e Fatecs, por meio de palestras e oficinas sobre empreendedorismo. O Centro vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e está aberto a potenciais empreendedores, empresários e público interessado.

Sobre o Palácio

O Palácio dos Campos Elíseos foi inaugurado em 1899 e pertencia ao cafeicultor e político Elias Pacheco Chaves. A residência de 4 mil metros quadrados e quatro andares, localizada na Avenida Rio Branco, tornou-se conhecida pelo seu mobiliário e decoração, que trazia o que havia de mais sofisticado no mundo à época. O palácio foi sede do governo estadual de 1912 a 1965 e, mais recentemente, abrigou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, que lá permaneceu até 2006. Desde então, está desocupado.

Aceleradora

Veja quais são as 11 startups paulistas selecionadas para a primeira fase:

Wall
Identifica potencialidade de fraudes nas informações. Utiliza inteligência de dados para a entrada e validação de informações e filtrar todas as interações entre ser humano ou máquina.
E-shows
Plataforma que conecta artistas a pessoas ou empresas interessadas em contratar uma atração para seu evento.
Giro Vantagens
Plataforma de venda, gestão e divulgação de ingressos para eventos. Realiza a venda online dos ingressos e oferece o app de vendas para substituir os ingressos de papel.
JOGA
Primeiro guia de quadras de todos os esportes na cidade de São Paulo – particulares, clubes e parques públicos gratuitos.
BARUK
Empresa de tecnologia com foco em inteligência artificial, mais especificamente Processamento de Linguagem Natural. Tem como produto assistentes virtuais (chatbots) para comércio eletrônico.
Emagreça Sem Dieta
Tem foco na redução de peso por meio de um programa de desafios diários de quebra de rotina. Reúne expertises de profissionais da saúde, coaching, tecnologia, marketing digital e vendas.
HAPPMOBI
Conteúdos e projetos para educação online corporativa.
Kill-Q
Pagamento integrado para restaurantes, bares e similares.
Let’s Work
Sistema de ponto eletrônico via reconhecimento facial para utilização em dispositivos móveis.
SYNCO
Conecta pessoas, animais de estimação e objetos em um único app. Aplicativo que integra todos devices, oferecendo segurança familiar.
TEAM Fix
Plataforma que conecta os consumidores aos melhores especialistas e pequenas empresas de serviços de reparo residenciais de forma fácil, rápida e segura.

Centro Nacional de Referência em Empreendedorismo, Tecnologia e Economia Criativa do Sebrae-SP
Endereço: Palácio dos Campos Elíseos (Avenida Rio Branco, 1269 – Campos Elíseos)
Informações pelo telefone 0800 570 0800 ou em www.sebraesp.com.br.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome