Festival universitário de Cultura da UEE acontece em Guarujá

Representantes foram ao gabinete acertar detalhes do evento que acontece em novembro; grupo também apresentou projeto de Bom Prato Estudantil

0
526
SB post

Guarujá foi escolhida a cidade anfitriã da edição deste ano do Festival de Cultura da UEE-SP- A Luta em Estado de Arte, maior festival de cultura dos estudantes paulistas. O evento vai acontecer de 15 a 18 de novembro e é uma realização da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP), com co-realização, dentre outras, da União Nacional dos Estudantes (UNE). A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Guarujá e da Secretaria de Cultura (Secult). Cerca de 2.000 estudantes universitários do estado de São Paulo se juntarão aos universitários de Guarujá e da região para realização, participação e formação do público desse festival.

No último dia 27, representantes da UEE estiveram em um encontro com o prefeito de Guarujá e a primeira-dama para apresentar o Festival. O evento tem como objetivo proporcionar o diálogo entre estudantes, artistas e ativistas, e, junto com isso, criar uma visão da produção cultural de dentro e fora das universidades paulistas. Ele é construído através de um conjunto de ações como debates, vivências, encontros, atividades culturais e celebrações, que mostram a luta da juventude por mudanças no Brasil.

As atividades ocorrerão durante quatro dias e a programação conta com mostras e atividades de música, artes, ciências, audiovisual, artes visuais e literatura, um espaço para manifestações das comunidades, encontros de diversos grupos, ativistas e personalidades para dialogar sobre as principais temáticas contemporâneas. O evento sempre recebe artistas para compor as rodas de debates, selecionar trabalhos e fazer apresentações musicais. São mais de 100 personalidades que se mobilizarão, como em edições passadas onde participaram artistas como Emicida, Chico César e Gaby Amarantos.

O Festival de Cultura tem realização bienal, acontecendo sempre em uma cidade diferente do Brasil. O tesoureiro da UEE, Peter Lucas, fala sobre a escolha de Guarujá para a realização de 2018. “Buscamos uma cidade que se compreende a importância de produção cultural, artística e acadêmica que desenvolvemos dentro e fora das universidades. Encontramos em Guarujá e na sua administração todas as condições para construirmos um gran0de evento e deixar uma experiência fantástica”, conta ele.

Para o secretário municipal de cultura, o evento é uma reafirmação da vocação da Cidade para receber eventos dessa magnitude e relevância. “Guarujá começa e se reposicionar como porto de grandes eventos na Baixada Santista, o que não poderia ser diferente, por sua estrutura organizacional, logística e qualidade técnica dos servidores envolvidos”. Ele fala também da importância de receber esse movimento de estudantes. “Para o segmento cultural, os encontros estudantis têm caráter histórico e o evento proposto demonstra uma clara evolução e organização do movimento estudantil, que poderá fazer história pela qualidade cultural apresentada”, diz ele.

Ainda não foi confirmado o local onde será realizado o festival. E em breve será publicado um edital para os estudantes universitários que desejam expor e mostrar seus trabalhos durante o evento.

Bom Prato Estudantil

Outra iniciativa da UEE é a criação do Bom Prato Estudantil, um local onde os estudantes poderão tem uma alimentação saudável e de qualidade, sem grandes custos. Está em tramite um projeto de lei que prevê a construção de um Bom Prato Estudantil na cidade de São Paulo. O projeto foi apresentado também ao prefeito Válter Sumam e a primeira-dama Edna Sumam, com o intuito de ser instalado na Cidade e abranger também um público maior de estudantes, não apenas universitários. O local terá apoio do Fundo Social de Solidariedade de Guarujá.

UEE- SP

A União Estadual dos Estudantes de São Paulo é uma entidade criada em 1949, com Rogê Ferreira como presidente. No início, a luta era através da campanha “O Petróleo é nosso”, em defesa da soberania nacional pela produção do óleo natural. Durante sua existência lutou por diversas causas, como na resistência durante a ditadura militar, na campanha “Diretas Já!”, e, mais recentemente, o movimento “#OCUPEBRASÍLIA”, nas manifestações de 2011, e a conquista do Passe Livre estudantil na cidade de São Paulo. Pela presidência da UEE já passaram personalidades que futuramente se tornariam figuras da política brasileira, como o ex-ministro da Casa Civil. José Dirceu, e o ex-governador de São Paulo, José Serra. Nas comemorações dos 70 anos de sua existência, se coloca nas ruas do Brasil com um festival que foca, ao mesmo tempo, as lutas populares e as manifestações artísticas no estado.

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome