Aumenta expectativa por novos IPOs em 2018

Retomada da atividade econômica tem sido positiva para a Bolsa de Valores no Brasil

0
643
SB post

O principal índice da Bolsa de Valores brasileira, o Ibovespa, teve valorização de 26,86% no ano passado, fazendo com que o Mercado de Ações fosse considerado o melhor investimento de 2017. Rompendo diversas vezes o patamar máximo já alcançado, o índice mostrou o grande potencial que a Bolsa ainda tem a oferecer.

Mas esta não é a única justificativa para que o ano de 2017 tenha sido tão bom para quem investe na Bolsa de Valores. Outro grande destaque do ano passado foi a retomada dos processos de abertura de capital, conhecidos pela sigla em inglês IPO, na Bolsa brasileira.

Em 2017, houve 9 grandes empresas abrindo capital, que juntas totalizam quase R$82 bilhões em valor de mercado. Entre os destaques, estão duas empresas que mostraram que a abertura de capital, além de ser bem-sucedida, pode trazer bons resultados para o investidor.

A empresa de análises e diagnósticos, Hermes Pardini, abriu capital em fevereiro de 2017 e desde então já registrou valorização de 63%. A empresa aérea AZUL, por sua vez, realizou seu IPO em abril do ano passado e, de lá para cá, subiu 30%.

O ano de 2018 promete ser igual ou até melhor que 2017. Um fator que pode incentivar esse crescimento é o interesse de investidores estrangeiros em mercados emergentes, principalmente diante da possibilidade de bons retornos no curto prazo.

Segundo Rafael Panonko, chefe da equipe de análise do Toro Radar, alguns possíveis IPOs estão no radar para este ano como, por exemplo, a rede de academias Smart Fit, o Banco Inter, a rede de lojas de brinquedos Ri Happy e a Algar Telecom.

O aumento do número de IPOs é um bom termômetro para a economia do País, porque mostra que as empresas estão buscando crescimento e se capitalizando para isso. Analisando a economia e o mercado de Bolsa, muitos especialistas acreditam que capital não vai faltar para promover o IPO dessas empresas. Porém, é preciso deixar claro que a precificação das ações deve ser um aspecto muito importante para sinalizar quais aberturas de capital são mais atrativas para os investidores.

Interesse de investidores cresce, mas é preciso cautela

Realizar o IPO é uma forma de capitalizar recursos para investir no crescimento da empresa. Em outras palavras, é uma abertura para entrada de novos sócios e dinheiro para o caixa da empresa, que na maioria das vezes vai financiar seu próprio crescimento.

O momento se tornou muito propício para realizar um IPO: números da economia mostram que, aos poucos, o País está retomando o crescimento econômico e saindo da crise. Além disso, as sucessivas quedas na taxa básica de juros confirma esse cenário favorável.

A expectativa é que, em 2018, a retomada do consumo pelo brasileiro e a queda da taxa de desemprego possam confirmar que a recessão ficou no passado e que o Brasil está de volta aos trilhos do crescimento econômico.
Frente a esse panorama positivo, muitos investidores se interessam pelos IPOs e pelas possibilidades de ganho bem acima do rendimento poupança que eles podem oferecer. Por outro lado, mesmo com o aumento de aberturas de capital, é possível perceber que o investidor está mais seletivo. Isso porque há uma necessidade maior de negociar ações de empresas que ofereçam chances concretas de ter bons resultados.

Esse pode ser um dos motivos que, em 2017, houve algumas empresas que desistiram do IPO em cima da hora porque o interesse de investidores não foi suficiente ou o preço de abertura não estava tão atrativo.

A possibilidade de participar desse movimento do mercado com os IPOs está muito mais fácil hoje em dia. Qualquer pessoa cadastrada em uma instituição financeira, participante do processo de abertura de capital de determinada empresa em questão, pode investir.

No entanto, é preciso fazer a tomada de decisão de forma consciente. O risco é real, uma vez que, como qualquer outra empresa negociada na Bolsa de Valores, o preço das ações flutua conforme a oferta e a procura no mercado. O risco também existe pois é muito difícil analisar e tentar prever o movimento das ações de uma empresa no seu primeiro dia de negociação.

Estatisticamente, o preço das ações tende a subir no primeiro dia de negociação de uma empresa que abriu capital. Mas esse movimento não deve ser levado como regra. O mais importante para quem está começando a investir nesse mercado é contar com ajuda profissional e especializada para tomar as melhores decisões de investimento.

Website: https://blog.toroinvestimentos.com.br/rendimento-poupanca-juros

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome