Cinema brasileiro: Financiamento coletivo leva mais uma produção às telas de cinema com quebra de recorde de arrecadação

Mais um lançamento cinematográfico brasileiro, sem verba pública, editais ou leis de incentivo, se torna o maior crowdfunding (financiamento coletivo) já feito no país.

0
600
Filme
SB post

Recorde quebrado. Mesmo com o setor recebendo recursos do programa #AudiovisualGeraFuturo (http://telaviva.com.br/15/05/2018/fsa-pode-investir-r-1376-bilhao-em-2018/), a produção de um novo documentário foi viabilizada através de uma campanha de contribuição coletiva (crowdfunding), que arrecadou, por meio de investidores individuais e empresas, 380 mil reais — maior montante já apurado no cinema brasileiro para uma iniciativa do tipo. Nessa modalidade de custeio, os produtores, no lugar de verba pública, editais ou leis de incentivo, utilizam uma rede de colaboradores que se tornam também difusores do projeto. A marca anterior era do, também documentário, “O Jardim das Aflições” (https://goo.gl/xenFJb), com a marca de 350 mil reais, subsidiado nos mesmos moldes que o mais novo representante dessa variante de financiamento cultural: “Bonifácio – O Fundador do Brasil”.

Produção convida presidenciáveis para a pré-estreia

O documentário trata da vida de José Bonifácio de Andrada e Silva, natural de Santos e que acabaria por se tornar o Patriarca da Independência. O filme busca reconstruir o mito de Bonifácio: homem admirado, aclamado e homenageado em vários países, no Velho e no Novo Mundo — mas pouquíssimo lembrado no Brasil​. Por meio de entrevistas de notáveis e historiadores, são mostrados os fatos significativos em que ele se envolveu, as personagens históricas que o rodearam e os locais pelos quais passou. O documentário termina por revelar o processo de construção da própria personalidade de Bonifácio, cuja trajetória expressa a amplitude de potencial da pessoa humana — lição importante para o Brasil de hoje.

Esta proposta de reconstruir a biografia de uma personalidade de grande relevância na história política brasileira, levou os produtores a fazerem um movimento curioso: convidaram todos os presidenciáveis para a pré-estreia no Rio de Janeiro, no próximo dia 06 de junho. “Não sabemos se aceitarão, ou se tem algum interesse num personagem modelar como José Bonifácio, mas fizemos nossa parte em chamá-los para o lançamento do filme.” — diz Rafaella Gappo, uma das produtoras.

Direção estreante

“Tivéssemos seguido o projeto de Bonifácio, talvez vivêssemos hoje em um Brasil à altura de seu potencial como país”, diz o diretor Mauro Ventura. Carioca e com mais de vinte anos de experiência em teatro, ele começou sua transição para a arte cinematográfica como assistente de direção do diretor Josias Teófilo no polêmico “O Jardim das Aflições” (https://goo.gl/YsW73T). Agora, à frente da IVIN Films (https://ivinfilms.com), ele dirige seu primeiro longa. Sua expectativa é que o filme seja o início de um processo de reconstrução do imaginário brasileiro, em busca de modelos humanos enobrecedores. “O Brasil vive o auge da contaminação do imaginário por personagens de relevância histórica duvidosa, de caráter claudicante e de influência francamente nefasta”, diz.

Produção enxuta

Apesar da verba limitada, mesmo para um documentário independente, foram filmadas locações no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos. Nos teasers e no trailer oficial, já divulgados, o espectro de Bonifácio relembra sua vida através das entrevistas de conceituadas figuras que vão do especialista na biografia de José Bonifácio, o professor Rafael Nogueira, passando pelo Príncipe Imperial brasileiro, D. Bertrand de Órleans e Bragança e o escritor e filósofo Olavo de Carvalho. A trilha sonora original é de autoria do compositor Gus Bernardo e a direção de fotografia de Luiz Henrique Marques.

Serviço

Pré-estreia do documentário de longa-metragem “Bonifácio – O Fundador do Brasil” – 06 de junho.
Ingressos e programação da pré-estréia: http://bonifacio.ofundadordobrasil.com.br/noscinemas/

A temporada em cartaz será anunciada em breve numa grande rede de cinemas de alcance nacional.
Site do projeto para acompanhar as notícias: http://bonifacio.ofundadordobrasil.com.br/

Website: http://bonifacio.ofundadordobrasil.com.br/

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome