O Brasil está entre os 5 países que mais usam o Instagram. O perfil da rede é equilibrado entre homens e mulheres e com a maioria dos usuário com um bom potencial de consumo. Veja alguns números interessantes.
• 53% são mulheres e 47% são homens.
• 67% estão entre os 18 a 34 anos.
• 95% dos usuários possuem conta no Facebook e/ou Twitter.
• 70 milhões de fotos e vídeos são postados todos os dias.
• 1.2 bilhões é o número de curtidas diárias.
Se a sua empresa tem interesse nesse perfil de usuários, já chegamos a um bom passo para definir se vale uma presença lá ou não.
O sócio-diretor da agência Spotlight Comunicação e Especialista em Marketing Digital, Filipe Brandão, diz que outro passo importante é entender como o público usa a rede. No caso do Facebook e Twitter, é comum encontrar pessoas que buscam informações (além de páginas de notícias, é comum blogs e comunidades técnicas de diferentes áreas terem grande audiência), enquanto no Instagram isso não costuma acontecer. O apelo é bastante visual e é preciso entender que tipos de objetivos da sua empresa casam melhor com a forma que a rede é usada.
Na Spotlight Comunicação (agência dirigida por Filipe Brandão), por exemplo, tem a preocupação de sempre fazer um estudo com o cliente, colhendo as informações mais importantes para montar estratégias eficazes. Em sua cartela de clientes dividida entre celebridades e empresas de grande, médio e pequeno porte, 70% são do segmento de saúde, estética e beleza. Para fidelizar seguidores e gerar engajamento, é eficaz moderar as propagandas e engrandecer o perfil com conteúdos que irão aumentar o conhecimento da pessoa. Publicações com Antes e Depois, Benefícios, malefícios, dicas e sorteios são as ações mais indicadas. A intenção é mostrar o excelente profissional para que o seguidor sinta a confiança de contrata-lo, segundo Brandão.
Para bares e restaurantes, no entanto, o caminho já é outro. Eles conseguem mostrar os pratos, as pessoas que frequentam o lugar, os flyers de próximos eventos e assim conseguem usar o Instagram para aguçar de forma muito natural.
Para loja de produtos que falam de moda é interessante trabalhar um marketing espelho. Mostrar para o seguidor como ele ficará contente com aquele produto e sempre mostrar atualidade no ramo. O mesmo funciona para demais produtos, o que irá variar é a conversação.
“O mais importante é adequar a sua mensagem ao meio. É preciso tentar entender a intersecção entre os objetivos da sua empresa e o que pode ser feito por meio de imagens e vídeos que sejam interessantes para esse público. Em alguns casos isso é óbvio, para outros nem tanto, e em alguns ainda a rede teria pouco sentido. Não existe uma resposta pronta e sim uma interpretação de cada negócio!”, afirma o especialista.
Para chegar a essa interpretação, ajuda muito conhecer e pesquisar de fato os seus diferentes públicos, analisar a forma como as empresas do seu mercado e de outros estão utilizando a rede e colocar a criatividade para funcionar encontrando maneiras de casar tudo com o interesse da sua empresa.
O que é melhor para empresas, Facebook ou Instagram?
Talvez sua empresa tenha uma página no Facebook e você pense que isso já é o suficiente como estratégia de Marketing Digital. A questão é que essas duas redes sociais podem trabalhar de forma complementar, trazendo diferentes contribuições para o seu negócio. Estar presente em uma não exclui a possibilidade de também estar presente na outra. O Instagram é uma ferramenta mais voltada para fortalecer a marca e gerar resultados. O engajamento é alto, pois é prático, não desvia a atenção do cliente com links e muito conteúdo. A ferramenta ficou ainda mais eficaz com a opção de link nos stories e o Instagram Shopping. O Facebook e o Instagram aceitam publicações patrocinadas. Aliás, no Facebook, essa é a única forma de obter resultados. Com um valor próximo a R$ 1.000 em patrocínio, é possível alcançar algo em torno de 200 mil a 400 mil pessoas. É uma relação custo versus benefício muito justa. Nenhuma outra mídia oferece tanto alcance por um custo tão baixo. No Instagram essa é uma ferramente recente, que anda no mesmo caminho que a do Facebook.
Siga as dicas do especialista Filipe Brandão nas redes sociais.
Website: https://www.instagram.com/filipbrandao
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